Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26161
Title: Diversidade linguística e cultural na perspetiva de professores de português língua não materna
Author: Borges, Ana Patrícia Neves
Advisor: Ançã, Maria Helena
Keywords: Diversidade linguística e cultural
Imigrantes
Refugiados
Integração
Professores de português língua não materna
Educação em português
Interculturalidade
Defense Date: 9-Nov-2018
Abstract: Portugal, país com tradições emigratórias, tem-se tornado ao longo dos anos num país de acolhimento para centenas de imigrantes que aqui encontram condições favoráveis para recomeçarem as suas vidas. As migrações contribuem para a criação de sociedades plurais, nas quais está presente um “arco-íris” linguístico e cultural diversificado e perante o qual (con)vivemos no nosso dia a dia. As escolas não são imunes a esta realidade e recebem, na sua comunidade educativa, alunos das mais diversas partes do mundo, realidade esta que constrói novos desafios à comunidade escolar, no sentido de se formarem alunos com base nos princípios da valorização da diversidade linguística e cultural, conscientes da diversidade da sociedade na qual estão inseridos, onde o diálogo e a valorização do Outro é fundamental. Com o presente Relatório, pretende-se compreender quais as perceções que os professores de Português Língua Não Materna (PLNM) têm em relação aos alunos imigrantes/refugiados, atendendo para o desafio da inclusão e dos recursos pedagógicos utilizados nas aulas de PLNM, de forma a cumprirmos este objetivo. Foi implementado um questionário que nos permitiu identificar as características académico-profissionais das três professoras de PLNM que lecionam numa escola do distrito de Aveiro, realizando-se, posteriormente, entrevistas individuais com cada docente. A metodologia utilizada no tratamento de dados foi, fundamentalmente, qualitativa. A partir da análise dos resultados podemos concluir que as professoras de PLNM adotam posturas de inclusão de alunos estrangeiros nas suas turmas, recorrendo a diversos elementos de comparação construtiva entre as várias culturas existentes na sala de aula, preocupando-se com a valorização da identidade de cada aluno e com a aprendizagem baseada nos pilares da inclusão e da valorização do Outro como fontes de enriquecimento, quer da cultura, quer da formação de futuros cidadãos do mundo
Portugal, a country with migratory traditions, has become, over the years, a host country for hundreds of immigrants who find favorable conditions here to restart their lives. Migrations contribute to the creation of plural societies, in which a diversified linguistic and cultural "rainbow" is present which we live within our daily lives. Schools are not immune to this reality, receiving in their educational community students from many different parts of the world, creating new challenges for the school community to educate their students. An education based on the principles of valuing linguistic and cultural diversity, having conscious of the difference of the society in which they live, where dialogue and appreciation of the Other are fundamental. This report intends to understand what perceptions Teachers of Portuguese as Non-native language have regarding immigrant/refugee students, considering the challenge of inclusion and the pedagogical resources used in Portuguese as Non-native language classes. To fulfill this objective a questionnaire and an individual interview was performed, which allowed us to identify the academic-professional characteristics of the three Portuguese as Non-native language teachers who teach in a school in the district of Aveiro. The methodology used in data processing was mainly qualitative. From the analysis of the results, we can conclude that the Portuguese as Non-native language teachers adopt positions of inclusion of foreign students in their classes, using various elements of useful comparison between the different cultures in the classroom. Worrying about the valorization of the identity of each student and with an education based on the pillars of inclusion and appreciation of the Other as sources of enrichment both the culture and the formation of future citizens of the world
URI: http://hdl.handle.net/10773/26161
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.