Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26159
Title: O ensino precoce da escrita: o ditado ao adulto mediado por sequências didáticas com recurso ao quadro interativo
Author: Santos, Maria Manuel de Oliveira
Advisor: Pereira, Luísa Álvares
Ribera, Paulina
Keywords: Ensino precoce da escrita
Ditado ao adulto
Sequências didáticas
Quadros interativos
Defense Date: 18-Dec-2018
Abstract: A Escrita, não sendo uma capacidade de aquisição espontânea, cuja proficiência se vai adquirindo ao longo da vida, tem um momento fulcral no seu desenvolvimento que é o seu período inicial de aquisição. Sendo a escrita uma atividade complexa, a sua aprendizagem requer um ensino direto, onde sejam proporcionadas atividades e estratégias de ensino facilitadoras, envolvendo as competências gráficas, ortográficas e compositivas. Estudos realizados no âmbito do ensino precoce da escrita demostram que o desenvolvimento da competência compositiva se deve efetuar desde o início da escolaridade, mesmo antes da criança ser capaz de dominar as competências gráficas e ortográficas. O Ditado ao Adulto constitui-se como um dispositivo didático para o ensino precoce da escrita, através do qual as crianças vão observando a forma como a linguagem escrita permite expressar determinados significados e vão compreendendo a multiplicidade dos seus usos e finalidades, devendo, para tal, ser inserido num projeto de escrita e utilizado em situação de comunicação real. Cientes da importância deste dispositivo didático, efetuou-se uma investigação em que o desenvolvimento precoce da produção textual se constitui como o propósito do estudo. Com a investigação efetuada procurou-se saber se prática do Ditado ao Adulto, mediado por Sequências Didáticas e com recurso ao Quadro Interativo, é suscetível de promover nos alunos algumas competências de escrita de diferentes géneros textuais e a consciência (meta)textual. Para tal, realizou-se uma investigação-ação, compreendendo três ciclos, um para cada género abordado (história, carta e relato), efetuada, semanalmente, durante um ano letivo, numa turma do 1.º ano de escolaridade. Utilizou-se o Ditado ao Adulto na implementação de Sequências Didáticas e recorreu-se ao Quadro Interativo como recurso educativo. A análise dos dados efetuou-se através da Análise de Conteúdo das interações entre o professor e os alunos, dos textos produzidos através do Ditado ao Adulto e dos textos escritos individualmente. Verificou-se que o Ditado ao Adulto, aliado às Sequências Didáticas e recorrendo ao Quadro Interativo, se constituiu como um dispositivo didático capaz de orientar um ensino precoce da escrita. Assim, é suscetível de produzir aprendizagens relativas à produção textual, as quais não se podem substituir ao percurso que tem de ser feito na aquisição do código escrito e no desenvolvimento de habilidades gráfico-fonológicas
Despite not being a capacity for spontaneous acquisition, whose proficiency is acquired throughout the life, writing has a crucial moment in its development, which is the initial stage of acquisition. Being a complex activity, it’s learning requires a direct teaching, where facilitating activities and teaching strategies are provided, involving graphic, orthographic and compositional competences. Studies conducted in the field of the early teaching of writing show that the development of compositional skills should start since the beginning of schooling, even before the child is capable of dominating the graphic and orthographic competences. The Dictation to the Adult is a didactic device to the early teaching of writing, through which children start observing the way written language can express certain meanings and understanding the multiplicity of its uses and goals. As such, it should be included in a writing project and used in a situation of real-world communication. Aware of the importance of this didactic device, an investigation was conducted, where the early development of textual production was the main purpose of the study. With the investigation, it was intended to know if the practice of the Dictation to the Adult, mediated by Didactic Sequences and using the Interactive Whiteboard, is susceptible of promoting in students some writing competences in different textual genres and (meta)textual consciousness. Regarding this, an action-research was conducted, through three cycles, one for each of the genres approached (story, letter and report), effected weekly, during a school year, in a first-grade class. The Dictation to the Adult was used in the implementation of the Didactic Sequences, and the Interactive Whiteboard was used as an educational tool. The analysis of the data was done through the Content Analysis of the interactions between the students and the teacher, of the texts produced through the Dictation to Adult and of the texts written individually. It was verified that the Dictation to the Adult, associated with the Didactic Sequences and using the Interactive Whiteboard, showed to be a didactic device which contributes to the early development of writing. As such, it is susceptible to producing textual production learning, which cannot, however, replace the path that needs to be done in the acquisition of the written code and in the development of graphic and phonological skills
URI: http://hdl.handle.net/10773/26159
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf6.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.