Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26088
Title: O exercício de poder pela linguagem em aula de língua materna: um projecto de investigação-acção com professores-estagiários de Português
Author: Leal, Susana Mira
Advisor: Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de
Defense Date: 2000
Abstract: Com este projecto em Supervisão pretende-se realçar a relevância de uma abordagem, como conteúdo de formação de professores-estagiários de Português, do exercício de poder pela linguagem em Aula de Língua Materna e dar conta dos resultados de um projecto de formação nesta área. Partindo do pressuposto de que as oportunidades de uso da língua que os alunos têm tido na aula e, particularmente, em Aula de Língua Materna, são parcas e pouco diversificadas, factor que condiciona o seu desempenho comunicativo e a sua aprendizagem, e assumindo que é necessário intervir ao nível da formação de professores de Língua Materna, para que se verifiquem alterações positivas neste cenário, desenvolvemos um projecto de investigação-acção com 3 professoras-estagiárias de Português da Universidade dos Açores, de quem fomos supervisoras. Este projecto pretendeu analisar a importância de um processo de formação assente na observação, reflexão, experimentação e análise críticas sobre os usos de linguagem verbal em Aula de Língua Materna para uma crescente atenção dos professores-estagiários para as implicações que esses usos têm no processo de ensino e aprendizagem desta disciplina e para a alteração das suas concepções e práticas como docentes desta. O processo de formação que desenvolvemos assentou sobre um conjunto de estratégias formativas, das quais destacamos a discussão com os pares/supervisora no contexto de seminários de formação; o uso de um diário de formação, orientado por questões pedagógicas; o uso de relatórios crítico-descritivos sobre as práticas das formandas e a observação e análise de aulas destas.Tendo feito coincidir os nossos instrumentos de recolha de dados com estas estratégias formativas, e tendo optado por uma metodologia qualitativa/interpretativa de análise, a análise de conteúdo, procedemos, então, à análise das intervenções das formandas nos seminários de formação, dos seus registos nos diários de formação individuais, dos relatórios crítico-descritivos por elas elaborados, e ainda, de 3 aulas de cada uma. Com a análise dos dados recolhidos pelos três primeiros instrumentos buscámos descortinar o entendimento que as formandas iam construindo da relação sujeito - linguagem – poder em Aula de Língua Materna. Com a análise das aulas, procurámos averiguar da evolução nas práticas de linguagem que as formandas foram sendo capazes de construir, nas aulas, com os seus alunos. Esta análise permitiu-nos concluir, por um lado, que a diversificação de estratégias de formação traz vantagens para o processo formativo, por servir diferentes sujeitos, e que a diversificação dos instrumentos de recolha de dados permite a recolha de uma maior quantidade e diversidade de informação (sobre o pensamento das formandas e sobre as suas práticas); e, por outro, que a formação desenvolvida contribuiu para alguma evolução nas concepções das formandas, favorecendo um entendimento mais alargado da relação sujeito –linguagem - poder em Aula de Língua Materna, mas que teve menor impacto nas suas práticas. Estes resultados parecem sugerir que, em projectos desta natureza e com estes objectivos, se deve fazer da experimentação e análise de práticas diversificadas de ensino e aprendizagem da língua, favorecedoras de usos diferenciados da linguagem na aula, uma estratégia formativa por excelência nestes contextos.
This project intends to emphasise the relevance of a supervisional approach, as content of Portuguese traineeteachers' training, of the exercising of power by language in Mother Tongue classes, and give account of the results of a teacher training project in this area. Assuming that the opportunities of the usage of language by the students in the class, particularly, in Mother Tongue's classes, are scarce and little diversified, limiting their communicative performance and their apprenticeship; assuming that it is necessary to intervene in the training of Mother Tongue teachers, so that we can expect positive changes in this scenario, we developed an actioninvestigation project with three Portuguese trainee teachers, from the University of Azores, whom we supervised. With this project we intended to analyse the relevance of an observational, reflexive, experimental and analytical process of the use of language in Mother Tongue classes for the rising attention of trainee-teachers to the implications that these uses have in language teaching and learning process and to the change of their ideas and practices as language teachers. In this project we privileged formative strategies such as the discussion with the colleagues/supervisor; the keeping of a diary; the writing of descriptive and critical reports; and the observation and analysis of lessons. As we made these strategies coincide with the instruments we used to collect the data, and adopted a qualitative/interpretative methodology of analysis, we analysed the trainee-teachers' interventions in the sessions, their entries on their diaries, their reports, and three classes of each. With the analysis of the first three instruments we intended to find out about their ideas on the existing relation between Men, Language and Power in Mother Tongue classes. With the analysis of the classes, we looked for the evolution in the uses of language they promoted in their classes. From this we concluded, on the one hand, that the diversification of formative strategies is advantageous for the training process, for it serves different subjects, and that the diversification of the instruments of collecting data allows the collection of more and more diversified data; on the other hand, that the training process we developed contributed to the change of their ideas about the existing relation between Men, Language and Power in Mother Tongue classes, though it had less impact on their practices. For this, we suggest that in projects like this, one should insist in the experimentation and analysis of diversified practices in the language teaching learning process, to propitiate a more shared and diversified use of language/power in the class.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26088
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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