Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/26086
Title: | A auto-estima e a satisfação com a imagem corporal no bem-estar docente: cumplicidades e complexidades |
Author: | Castelo Branco, Maria do Céu Anjos Simões Hall |
Advisor: | Pereira, Anabela Sousa |
Defense Date: | 2000 |
Abstract: | A sociedade contemporânea tem sido sujeita a profundas e
aceleradas mutações particularmente vividas na Escola, pelos
professores e educadores.
Mudanças organizativas, curriculares, tecnológicas,
mudanças nos saberes e nos fazeres... mudanças sociais
profundas, geradoras de conflitos e tensões que afectam o bemestar dos professores e educadores.
É neste contexto que se enquadra a problemática do nosso
estudo, directamente ligada ao bem/mal-estar docente. O malestar docente é um fenómeno actual e complexo sendo
múltiplos os factores que podem contribuir para esse mal-estar.
A satisfação ou não com a imagem corporal e a auto-estima,
podem ser alguns desses factores.
A amostra foi constituída por um total de 231 professores e
educadores dos vários graus de ensino, pertencentes a escolas
e jardins de infância da região centro do país.
Para recolha de dados utilizámos como instrumentos de
avaliação, um questionário tendo em vista a selecção das
variáveis indicadoras do bem/mal-estar docente (adaptado de
Jesus, 1997), um questionário de satisfação com a imagem
corporal (Lutter et al, 1986), e uma escala de avaliação da autoestima global (Rosenberg, 1965).
Os dados obtidos na nossa investigação apontam no sentido
da relação entre a auto-estima e a satisfação com a imagem
corporal no bem-estar docente. Contemporary society to swift and deep changes particularly experienced at school by teachers and educators. Organizational, curricular and technological changes, and also in knowledge and procedures... profound social changes, which generate conflict and tensions that in turn will affect teachers’ and educators’ well-being. It is in this context that we can frame our study focus, directly connected to well/unwell-being among teachers. Oneness among teachers is a recent and complex phenomenon and the factors that can contribute towards such discomfort are various. Satisfaction regarding body image and self-esteem can be some of those factors. The sample was made of a sum of 231 teachers and educators from several education stages, belonging to schools and kindergartens in the central part of the country. In order to collect data we used a questionnaire which aimed to select the variables indicating well/unwell-being among teachers (adapted from Jesus, 1997), a questionnaire on body image satisfaction (Lutter et al., 1986), and an evaluation global self esteem scale (Rosenberg, 1965) as evaluation methods. The data obtained through our research show a relation between self-esteem and body image and teachers’ wellbeing. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/26086 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
22.pdf | 3.39 MB | Adobe PDF |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.