Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26072
Title: Constituintes de frase: competência metalinguística de alunos moçambicanos na Escola Secundária Samora Moisés Machel de Chimoio
Author: Xavier, Pires Lucílio Manuel
Advisor: Moreno, António Barreira
Keywords: Funções sintácticas
Constituintes de frase
Testes de constituência
Interferência
Transferência
Fossilização
Defense Date: 25-Jan-2018
Abstract: Foi definido como tema da dissertação “Constituintes de frase: competência metalinguística de alunos moçambicanos na Escola Secundária Samora Moisés Machel de Chimoio”. A dissertação resulta de uma observação. Os alunos eram exigidos a identificar a função sintáctica de constituintes e a seleccionarem constituintes para o preenchimento de lacunas. Os exercícios foram efectuados durante uma aula de Português com os alunos da 11ª classe. A maioria das respostas foi errada, factor que desencadeou o desenvolvimento de uma pesquisa. Na pesquisa apresentamos as propriedades típicas e os testes para identificação das funções sintácticas de predicado, sujeito, OD, OI, nome predicativo, OBL, adjunto adnominal, aposto e vocativo. Mais a diante, falamos dos países onde Português é falado como língua oficial e a elevação do número de falantes em Moçambique, usando como base os censos populacionais. De acordo com vários estudos, é também apresentada a fossilização e a interferência como factores que deterioram a língua. Como resultado destas transferências surgem frases agramaticais. Na análise que fazemos dos dados colectados dos alunos foram confirmados os problemas na identificação das funções sintácticas, por exemplo, o que devia ser predicado é identificado pelo aluno como objecto directo, o que devia ser complemento circunstancial de modo é identificado como predicado. Também foi confirmado o problema de selecção de constituintes para o preenchimento de lacunas, foi selecionado, por exemplo, termo preposicionado para a posição do sujeito. De acordo com dados que colectamos, a maioria dos alunos tem a L1 Bantu de onde são transferidas estruturas para L2 Português, os falantes reanalisam as estruturas da L2. Para a primeira confirmação estariam envolvidos os processos pedagógicos; para segunda confirmação além de processos pedagógicos, está a interferência da L1 Bantu na Língua Portuguesa. Para todos os casos, propusemos as mesmas sugestões para a melhoria, a introdução dos testes de constituência na identificação das funções sintácticas como uma melhor forma de o aluno, por exemplo, identificar o sujeito sempre que a frase seleccionar um constituinte na posição pré-verbal. Ao nível de preenchimento de lacunas, com os testes de constituência o aluno seria capaz, por exemplo, de seleccionar um constituinte para a posição de objecto directo caso o constituinte seja argumento de um verbo transitivo.
It was defined as the theme of the dissertation "Constituent sentences: metalinguistic competence of Mozambican students at the Samora Moisés Machel High School in Chimoio". The dissertation results from an observation. Students were required to identify the syntactic function of constituents and to select constituents to fill gaps. The exercises were carried out during a Portuguese class with 11th grade students. Most of the answers were wrong, which triggered the development of a survey. In the research we present the typical properties and the tests to identify the syntactic functions of predicate, subject, OD, OI, predicate name, OBL, adjunct adnominal, bet and vocative. More ahead, we speak of the countries where Portuguese is spoken as the official language and the increase of the number of speakers in Mozambique, based on population censuses. According to several studies, fossilization and interference as factors that deteriorate the language are also presented. As a result of these transfers arise agramatic sentences. In the analysis of the collected data of the students, the problems in the identification of the syntactic functions were confirmed, for example, what should be predicated is identified by the student as a direct object, which should be circumstantial complement so is identified as predicate. Also confirmed the problem of constituent selection for filling gaps, was selected, for example, term prepositioned for the position of the subject. According to data collected, most students have the L1 Bantu from where structures are transferred to L2 Portuguese, the speakers reanalyze the L2 structures. For the first confirmation the pedagogical processes would be involved; for second confirmation besides pedagogical processes, is the interference of L1 Bantu in the Portuguese language. For all cases, we proposed the same suggestions for improvement, introducing the constituency tests in the identification of syntactic functions as a better way for the student, for example, to identify the subject whenever the sentence selects a constituent in the pre-verbal position. At the level of filling gaps, with the constituency tests the student would be able, for example, to select a constituent for the direct object position if the constituent is an argument of a transitive verb.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26072
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.