Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26060
Title: A construção d'A illustre casa de Ramirez, de Eça de Queirós, e de Les faux-monnayeurs, de André Gide
Author: Maltez, Maria da Conceição Carvalho
Advisor: Laurel, Maria Hermínia Amado
Lisboa, Eugénio
Defense Date: 2000
Abstract: Este estudo analisa a construção de A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, e de Les Faux-Monnayeurs, de André Gide, procurando aferir a(s) especificidade(s) de cada um dos romances. Não obstante a distância cronológica que os afasta, ou as diferenças estético-ideológicas entre Eça de Queirós e André Gide, o presente trabalho pretende mostrar a forma como ambos os romancistas têm o pensamento direccionado para a criação literária, assim como para as condições da sua existência. Deste modo, localizam-se, num primeiro momento, A Ilustre Casa de Ramires e Les Faux-Monnayeurs na produção literária dos seus autores, realçando quer o processo conducente à génese dos dois romances, quer o contexto estético-literário no final do século XIX e no início do século XX, quer, ainda, as críticas que receberam nas respectivas épocas. Num segundo momento, sintetizam-se as posições dos escritores relativamente à Arte e à Literatura, e analisam-se os procedimentos construtivos dos universos diegéticos, insistindo no estudo de algumas opções técniconarrativas consideradas fulcrais para desvendar o significado pleno de dois romances emblemáticos do questionamento do discurso romanesco.
This study analyses the structure of A Ilustre Casa de Ramires (by Eça de Queirós) and Les Faux-Monnayeurs (by André Gide), and at the same time it collates the details of each novel. In spite of the chronological distance and the aesthetic and ideological differences between Eça de Queirós and André Gide, this study intends to show that both novelists have their thoughts aimed at the literary writing, as well as, the conditions of its existence. First A Ilustre Casa de Ramires and Les Faux-Monnayeurs were placed in the context of literary writing of their authors, emphasizing the process wich led to the genesis of the two novels, in the aesthetic and ideological 19 th century and the beginning of the 20 th century and the criticism origineted by them at the respective epochs. Then the views of the two novelists concerning Art and Literature were synthesized and the constructive procedures of the universe relating to narrative were analysed. There is also a study of some technical and narrative choices considered to be important to reveal the full meaning of the two symbolic novels, wich question the fictional discourse.
Cette étude analyse la construction des romans: A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós et Les Faux-Monnayeurs, de André Gide, tout en cherchant à examiner la spécificité de chacun. Bien qu’il existe une distance chronologique entre ces ouvrages, ou des différences esthétiques et idéologiques entre Eça de Queirós et André Gide, notre propos est de vérifier la façon dont ces romanciers ont leur pensée orientée vers la création littéraire et, aussi, vers les conditions de son existence. C’est ainsi que l’on situe, dans un premier moment, A Ilustre Casa de Ramires et Les Faux-Monnayeurs dans la production littéraire de leurs auteurs, en soulignant, soit le processus qui mène à la genèse des deux livres, soit l’atmosphère esthético-littéraire à la fin du XIXe siècle et au début du XXe siècle, et, encore, les critiques que ceux-ci ont reçues à leurs époques. Dans un deuxième moment, on présente brièvement les positions des écrivains par rapport à l’Art et à la Littérature, et on fait l’ analyse de la construction des univers diégétiques, mettant l’accent sur quelques options techniques et narratives que l’on considère essentielles à la compréhension de deux romans paradigmatiques de l’interrogation sur le dicours romanesque.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26060
Appears in Collections:DLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
199.pdf914.16 kBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.