Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26058
Title: A bioenergética nos processos de escola inclusiva
Author: Maia, Maria José do Souto
Advisor: Fernandes, Evaristo Vicente
Defense Date: 2000
Abstract: Motivada por uma investigação científica nova inserida nos necessários domínios das Ciências da Educação e da Psicologia do Desenvolvimento psico-cognitivo e emocional, isto é, pela Ciência da Bioenergética e de suas repercussões no desenvolvimento psicossocial e psico-emocional das crianças, adolescentes, jovens e até adultos e, no vertente caso, de maneira particular, pela situação dos jovens que se encontram matriculados numa Escola Secundária, que se pretende inclusiva, a autora tenta abordar e reflectir sobre o contributo que este novo paradigma pode proporcionar na mudança de atitudes e comportamentos dos seres humanos. Esta Ciência, analisa a pessoa como uma unidade na sua totalidade ao nível biológico, psicológico e social e pretende formar cidadãos autónomos, integrados, equilibrados e preparados para enfrentarem os desafios de uma sociedade futura e construírem um mundo melhor. Após uma exaustiva revisão da literatura desde Sigmund Freud, Wilhelm Reich, Carl Jüng, Alfred Adler até à mais recente perspectiva do olhar para a totalidade do humano com Alexander Lowen, a autora partiu para um programa de intervenção, no sentido de compreender as razões que levam os adolescentes a demitirem-se das suas responsabilidades e dos seus deveres de cidadãos durante o seu percurso escolar. Com o recurso a uma escala de Avaliação de Desenvolvimentos e numa perspectiva de Activação do Desenvolvimento Biológico, Psicológico e Social do ser humano, faz em seguida uma análise casuística e propõe reflexões e orientações no sentido de que o ser humano seja desenvolvido no seu todo e em todas as suas dimensões, plataforma essencial para seu desenvolvimento harmonioso, íntegro, rentável e eficiente.
Motivated by new scientific investigation inserted in the domains of Science of Education and Psychology of Psycho-Cognitive and Emotional Development, or the Science of Bioenergetic and its repercussions in the Psycho-Social and Psycho-Emotional development in children, adolescents, youngsters, or even adults, and also in the situation in which youngsters find themselves when enrolled in a Secondary School, the author attempts to reflect over the contribution that these paradigms can provide to the changing of attitudes and behaviour of human beings. This science analyses a person as an individual in its wholeness at a biological, psychological, and social level and pretends to create autonomous, integrated, balanced, and prepared citizens to face the challenge of a future society and to construct a better world. After having revised exhaustively the literature since Sigmund Freud, Wilhelm Reich, Carl Jüng, Alfred Adler to the most recent look at the whole of the human with Alexander Lowen, the author moved to a plan of action in order to understand the reasons which takes adolescents to avoid their responsibilities and duties as citizens during their journey as scholars. Using a scale of evaluation of development and in a perspective of activating the biological, psychological and social development of the human being the author then does a casuistic analysis and proposes thought and orientation so as to allow the human being to develop as a whole in all its dimensions, which is an essential platform for his harmonious, just and efficient development.
Motivée par une nouvelle investigation scientifique insérée dans les domaines des Sciences de l’Éducation et de la Psychologie du Developpement psycho-cognitif et émotionnel, c’est-à-dire, par la Science de la Bioénergétique et de ses répercussions dans le développement psycho-social et psychoémotionnel des enfants, des adolescents, des jeunes et même des adultes et, dans le cas présent, de façon particulière, par la situation des jeunes qui se sont inscrits dans un lycée, qui aspire à être inclusif, l’auteur de ce travail essaye d’aborder et réfléchir sur le contribut que ce nouveau paradigme peut proporcionner le changement d’attitudes et de comportements des êtres humains. Cette Science analyse la personne comme une unité dans sa totalité au niveau biologique, psychologique et social et prétend former des citoyens autonomes, intégrés, équilibrés et préparés pour affronter les défis d’une société de l’avenir et construire un monde meilleur. Après une révision exhaustive de la litterature dès Sigmund Freud, Wilhelm Reich, Carl Jüng, Alfred Adler jusqu’à la plus récente perspective de regarder l’être l’humain dans sa totalité de Alexander Lowen, l’auteur est parti pour un programme d’intervention, dans le sens de comprendre les raisons qui ménent les adolescents à se demettre de leurs responsabilités et de leurs devoirs de citoyens durant leur parcours scolaire. Utilisant une échelle d’Évaluation de Développements et dans une perspective d’Activation du Developpement Biologique, Psychologique et Social de l’être humain, l’auteur fait, ensuite, une analyse casuistique et propose des réflexions et des orientations dans le sens de que l’être humain soit développé comme un tout et en toutes ses dimensions, plate-forme essentielle pour son developpement harmonieux, intègre, rentable et efficient.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26058
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
444.pdf5.29 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.