Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26054
Title: O papel do conhecimento prévio na compreensão em leitura: estratégias de activação e desenvolvimento
Author: Carreira, José dos Santos
Advisor: Sá, Cristina
Defense Date: 2000
Abstract: O presente estudo parte da convicção de que é possível mudar os hábitos de leitura dos nossos alunos. Parte também do pressuposto de que tais lacunas do nosso sistema de ensino se resolvem ensinando os alunos a compreender e de que ao professor cabe essa grande tarefa. Esse ensino explícito da leitura concretiza-se através de actividades inovadoras, centradas nos alunos, transformando-os em elementos activos e participantes, na construção dos seus próprios caminhos de leitura. Na perspectiva do ensino explícito da leitura, o conhecimento prévio assume-se como um factor essencial, um conceito nuclear, quando se trata de compreender um texto, já que o conhecimento do mundo é uma peça essencial deste processo. A experiência que desenvolvemos procurou ir ao encontro dos objectivos que formulámos. O primeiro objectivo era verificar de que modo é que os alunos utilizam os seus conhecimentos prévios na compreensão em leitura. O segundo objectivo era construir estratégias para a activação e desenvolvimento do conhecimento prévio. O terceiro era levar os alunos a tomar consciência da importância da activação e desenvolvimento do conhecimento prévio. Neste sentido, realizámos um conjunto de actividades que contemplaram aspectos que foram ao encontro desses objectivos. Na primeira actividade que precede o estudo de um conto, os alunos tiveram de activar os conhecimentos de que dispunham para resolverem as questões de um exercício de compreensão relativo a este, depois de uma primeira leitura. Em seguida tiveram de identificar o conhecimento prévio de que necessitavam para terem sucesso na compreensão e de escolher as estratégias mais adequadas para adquirirem esse conhecimento. Essas estratégias consistiram essencialmente na consulta, na biblioteca e na sala de aula de vários materiais que eles próprios seleccionaram. Finalmente, os alunos responderam de novo às questões de compreensão sobre o conto e verificaram que compreendiam melhor o texto, tomando assim consciência não só da importância do conhecimento prévio, mas também da sua activação e desenvolvimento, para realizarem com êxito uma tarefa de compreensão em leitura. A extensão da experiência, realizada pelos alunos, no final do ano lectivo, mostrou-nos que os objectivos traçados por nós, foram, no essencial alcançados. As actividades realizadas neste contexto vieram confirmar a validade das estratégias utilizadas na primeira experiência, uma vez que parece ser claro que os alunos ficaram mais capacitados e mais motivados para a leitura e para a compreensão de textos. Essa leitura e essa compreensão são também, por sua vez, fonte de outros conhecimentos a activar e a desenvolver noutro tempo, noutro lugar, noutros textos. De facto, os alunos adquiriram, de certa forma, estratégias de leitura que poderão utilizar noutras situações e com outro tipo de textos Desta forma, os alunos vão ganhando uma progressiva autonomia e, nessa caminhada, o papel do professor torna-se imprescindível.
The present study was born with the full conviction that is possible to change the reading habits of our students. It also presupposes that the gap of our educational system can be resolved by teaching students to understand, mission that is to be accomplished by the teacher. This explicit teaching of reading is fulfilled through innovating activities, making the students active and participating, in the way of their reading paths. In the perspective of the explicit teaching of reading, the prior knowledge is an essential and nuclear factor, when it is about understanding a text, so the knowledge of the world is one necessary information on this process. The experience we developed was a quest to go through the aims we established. The first objective was to verify in witch way could students use their prior knowledge in the reading comprehension. The second objective was to build strategies to activate and develop prior knowledge. The third, and last, was to make students aware of the importance of activating and developing prior knowledge. In order to obtain it, we have organised several activities, considering aspects to face there objectives. In the first activity preceding the study of a tale, the students had to activate their prior knowledge to solve a reading comprehension exercise, after a first reading. In the next step, they had to identify their prior knowledge required to be successful in the comprehension and to choose the most proper strategies to obtain that knowledge. Those strategies were, essentially, consultative: in the library and in the classroom, with several materials picked up by the students themselves. At last, the students answered the questions again and they concluded that they understood the tale better, being aware not only of the importance of the prior knowledge, but also of their activation and development, to fulfil a reading comprehension exercise. The extension the experience, made by the students at the end of the school year, showed us that our objectives were, in the essential, achieved. The activities developed in this context confirmed that the strategies used in the first experience were effective, because it looks clear that the students were more capacitated and motivated to the reading and the text comprehension are also source of other knowledge to activate and develop in another time, place and texts. In fact, the students acquired reading strategies that are to be used in other situations and other texts. By doing this, students will gain a progressive autonomy and, through that, the teacher role becomes more and more essential.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26054
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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