Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26052
Title: Contributo da televisão para o ensino da língua materna: tratamento cognitivo da narrativa ao nível da compreensão
Author: Vieira, Natália São José Sobral
Advisor: Sá, Cristina
Moderno, António
Defense Date: 2000
Abstract: O presente trabalho propõe-se divulgar o contributo da Televisão para o ensino da Língua Portuguesa através do estudo cognitivo da narrativa ao nível da compreensão. Considera a acção pedagógica dos programas da Televisão intervencionada pelo Estado Português junto da audiência mais jovem, a partir da segunda parte da década de 70 até ao aparecimento dos canais privados, da televisão por cabo e da divulgação do computador. Refere-se aos efeitos cognitivos dos media na escola e às mudanças tecno-metodológicas e de estratégias pedagógicas. Menciona os apelos de personalidades ligadas aos media e à educação para uma plena introdução do texto televisivo na escola. Releva a vantagem de os alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico estudarem o texto narrativo televisivo, nas aulas de Língua Portuguesa, utilizando-o como mais um recurso para a aquisição e desenvolvimento da narrativa e o seu contributo para a interactividade entre a linguagem da escola e a da televisão.
Ce travail présente les objectifs suivants (1) divulguer l’apport de la Télévision pour l’enseignement de la Langue Portugaise à travers l’étude cognitive du récit au niveau de la compréhension; (2) considérer l’action pédagogique des programmes de la Télévision subventionnée par l’État Portugais auprès de l’audience portugaise la plus jeune, à partir de la deuxième moitié des années 70 jusqu’à l’apparition des chaines privées, de la télévision par câble et de la divulgation de l’ordinateur; (3) étudier les effets cognitifs des media à l’école, les changements techno-méthodologiques et les stratégies pédagogiques; (4) mentionner les appels de personnalités liées aux media et à l’éducation à fin d’introduire le texte télévisé à l’école; (5) souligner l’avantage de l’étude du récit télévisé dans les cours de Langue Portugaise par les élèves du deuxième cycle de Ensino Básico, en l’utilisant comme une ressource en plus pour l’acquisition et développement du récit et contribuer à l’interactivité entre le langage de l’école et celui de la télévision.
The present study intends to divulge the contribution of television to the teaching of the Portuguese Language through the cognitive study of the narrative at the level of understanding. It ponders the pedagogical effect of the programmes broadcast by the portuguese state television channel upon an audience of young people, comprising the period from the second half oh the seventies to the appearance of private channels, cable TV and computers. It refers of the cognitive effects of the media at school and to the techno-methodological changes, as well as changes of pedagogical strategies. It mentions the plea of individuals connected to the media and dedicated to the task of promoting a true acceptance of television texts at school. It gives relevance to the advantage of introducing pupils of the 2nd cycle of Compulsory Education to the study of narrative television texts during Portuguese Language classes. The narrative texts are supposed to be used as a further resort for the acquisition and development of the narrative and contribute to the interactivity between the school language and the language of television.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26052
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
27.pdf2.82 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.