Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26044
Título: Contributos para a melhoria da eficiência e da eficácia nas relações de cooperação entre universidades e pequenas e médias empresas industriais brasileiras
Autor: Reis, Dálcio Roberto dos
Orientador: Ruivo, Maria Beatriz de Oliveira
Diz, Henrique
Palavras-chave: Transferência de tecnologia
Relação universidade/empresa
Mecanismos de interacção
Brasil
Data de Defesa: 2000
Resumo: O ponto focal da tese prende-se à tentativa de nortear a actuação da universidade no sentido de atender às necessidades das empresas que encontram-se na sua área de influência sem entretanto prejudicar as missões fundamentais e históricas de ensino e investigação. O objectivo é identificar mecanismos que permitam às universidades actuarem regionalmente de forma a suprir as reais necessidades das empresas acerca da aquisição de conhecimentos e de tecnologias já desenvolvidas e disponibilizadas pela universidade mas ainda não utilizadas pelas empresas. Ao mesmo tempo procura detectar as principais motivações que levam os professores universitários e os gestores de empresas a empreenderem relações de colaboração, além de fazer o levantamento das principais barreiras a este relacionamento. Como metodologia para a recolha de dados foram utilizados questionários especificamente elaborados para esta finalidade, além de entrevistas com os intervenientes no relacionamento universidade/empresa. A amostragem total é 134 questionários e de 42 entrevistas. Entre professores foram recolhidos 83 questionários e realizadas 30 entrevistas assim distribuídas: com professores de ensino superior de universidade pública foram 10 entrevistas e 42 questionários; com professores de universidade privada foram 10 entrevistas e 13 questionários; com professores de ensino médio foram 10 entrevistas e 28 questionários. Entre os gestores de empresas foram recolhidos 51 questionários, sendo 28 de PMEs e 23 de grandes empresas e foram realizadas 12 entrevistas sendo 8 entrevistas com gestores de pequenas e médias empresas e 4 com gestores de grandes empresas. A investigação teve lugar nas cidades de Pato Branco e de Ponta Grossa, Estado do Paraná, Brasil, em 1999. A investigação mostrou que a real necessidade das empresas é o conhecimento e a utilização de tecnologias já desenvolvidas, entretanto ainda desconhecidas ou inacessíveis para estas empresas. A universidade pode suprir estas necessidades adoptando ou desenvolvendo mecanismos que facilitem a transferência de novos conhecimentos e tecnologias. Os resultados apresentaram ainda como grandes motivações para os professores a possibilidade de realizar a função social da universidade ao transferir conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida da população, a divulgação de uma boa imagem da universidade e a aplicação de conhecimentos teóricos à realidade.Já para os gestores de empresas as principais motivações são a aquisição de novos conhecimentos, a possibilidade de estar a par de novas descobertas, ter acesso à inovação e a obtenção de opiniões independentes e diferentes. Quanto as barreiras ao relacionamento as maiores são a reduzida aplicação prática dos trabalhos académicos, a falta de um órgão de gestão do processo e a complexidade dos contratos, a necessidade de confidencialidade e a inexistência de canais adequados para a interacção. A falta de uma estratégia tanto da universidade como da empresa para as relações de cooperação foi apontada como uma forte barreira ao relacionamento. Como contribuição deste estudo, além de detectar motivações e barreiras, sugerimos a adopção de uma estrutura operacional capaz de melhorar os mecanismos e os procedimentos existentes e, desta forma, maximizar a eficiência e a eficácia do relacionamento entre as universidades e as empresas. Nesta estrutura todas as necessidades da empresa são dirigidas para a universidade através de um canal de acesso chamado “Programa Disque-Universidade”. Este programa recebe o problema da empresa e o distribui entre professores previamente listados que o examinam. Se o problema exige novas investigações então ele é levado para investigadores especialistas ou grupos de investigação. Se, por outro lado, o problema da empresa exige apenas a utilização de conhecimento ou tecnologia já desenvolvida então ele é resolvido pelo próprio professor ou professores ou mesmo por estudantes através das empresas juniores. Neste último caso os professores devem proceder a supervisão do trabalho desenvolvido pelos estudantes, como forma de garantir a qualidade. Tanto na realização de novas investigações como no trabalho dos estudantes, fica claro o benefício para o ensino através da aquisição de novos conhecimentos e da prática profissional. A empresa participa na solução do problema e, desta forma, acontece uma troca de experiências, útil para todos os envolvidos no processo.
The focus of this study is the attempt of helping the performance of the university to solve the needs of the companies which are in its influence area, without however interfering in the basics and historical missions of teaching and research. The aim of this study is to identify possibilities that allow the university, in its regional performance, to supply solutions for the real needs of the companies concerning the knowledge and technology acquisition. In this case, knowledge and technology developed by the university but not used by the company. At the same time, it tries to detect the main motivations that lead the university professors and the managers of companies to undertake relationships of collaboration and to find out the main barriers to this relationship. The methodology used for obtaining data was the use of specific questionnaires and interviews with the professors, managers and other actors in the process of the relationship between the university and the company. 10 interviews were done with professors of public universities and 42 questionnaires were received. 10 interviews were done with professors of private universities and 13 questionnaires received. 10 interviews were done with high school teachers and 28 questionnaires received. 8 interviews were done with managers of small and medium companies and 4 with managers of big companies, 51 questionnaires were received (28 from SMEs and 23 from big companies). The research took place in the cities of Pato Branco and Ponta Grossa, state of Paraná - Brazil, in 1999. The research showed that the real need of the companies is the knowledge and the use of developed technology, however still inaccessible for these companies. The university can supply this need adopting ways to better the transfer of this knowledge and technology. The results showed that the main motivations for the professors were: 1) the possibility to accomplish the social role of the university when transferring knowledge with promotes the improvement of the quality of life of the population; 2) the diffusion of a good image of the university; 3) the application of theoretical knowledge in real situations. For the managers of companies the main motivations were: 1) the acquisition of new knowledge; 2) the possibility of being informed about new discoveries, to access innovation; 3) to have independent and different opinions. The largest barriers to the relationship were: 1) the reduced practical application of the academic projects; 2) the lack of an organism of administration of the process and the complexity of the contracts; 3) the need for secrecy; 4) the non existence of adequate channels for interaction; 5) the lack of a strategy for the relationship, both for the university and the company. To take advantage of the motivations and to diminish or to eliminate the barriers, we suggested an operational framework capable of improving the efficiency and the effectiveness of the relationship between the university and the companies. In this framework, all the needs of the company are guided to the university through a channel of access called "Dial - University". This program receives the problem and distributes it to the professors that analyse it. If the problem demands new research, then it will be guided to the specialist researchers or research groups. If the problem demands technology developed, then it will be solved by the professors themselves or by the students using junior companies. In this last case, the professors should supervise the projects accomplished by the students to guarantee the quality. Both in the basic research as well as in the students' projects the benefit of teaching through the acquired knowledge and through the professional practice is clear. The company participates in the solution of the problem and this way there is an experience exchange useful for everybody involved in the process.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26044
Aparece nas coleções: DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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