Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26038
Title: Avaliação do impacto da frequência de cursos de mestrado no desenvolvimento profissional de professores de ciências: uma perspectiva dos professores mestres
Author: Cunha, João Miguel Candal Ribeiro da
Advisor: Costa, Nilza
Defense Date: 2001
Abstract: O número de estudantes que obtêm cursos de mestrado em Ensino de Ciências (EC) nas universidades portuguesas aumentou consideravelmente nos últimos 10-15 anos. Tendo sido introduzidos recentemente, existe uma avaliação bastante limitada destes cursos e pouco é ainda conhecido acerca do seu efeito no EC, no contexto do sistema educativo (nível macro de impacto), ou da sua influência nas práticas profissionais e no comportamento dos professores que frequentaram os mestrados (nível micro de impacto). A investigação que é objecto desta dissertação foi desenvolvida com o propósito de recolher alguma informação sobre o impacto originado pelos cursos de mestrado no EC, nomeadamente em relação às práticas profissionais subsequentes dos professores que os frequentaram. O estudo foi centrado nos antigos estudantes de mestrado que concluíram os seus cursos nos últimos dez anos, em qualquer das seis universidades portuguesas que já ofereceram programas de mestrado em EC. O trabalho empírico relacionado com a investigação compreendeu três aspectos principais, a saber: 1. Uma série de entrevistas semiestruturadas, conduzidas com 14 professores recentemente inscritos num mestrado em EC, com o objectivo de estabelecer um padrão qualitativo das motivações que os levaram a escolher os cursos e as expectativas em relação aos conhecimentos e às competências que iriam desenvolver. 2. Uma análise sistemática da documentação publicada pelas universidades, no que diz respeito aos cursos de mestrado em EC. A finalidade desta análise foi identificar as intenções e objectivos que as próprias universidades associam aos cursos. Foi averiguado, em particular, se as universidades sugeriam algum tipo de ´impacto´ como consequência dos cursos que disponibilizavam. 3. Um inquérito detalhado, baseado num questionário escrito, foi conduzido entre 58 professores detentores do grau de mestre em EC pelas universidades portuguesas, com o objectivo de conhecer a natureza das suas vivências durante os cursos, e o efeito subsequente que estas tiveram no trabalho como professores de ciências. Os resultados principais que foram obtidos com a presente investigação podem ser sumariados como segue: a. Os motivos dominantes para que os professores de ciências frequentem cursos de mestrado em EC são a aquisição de conhecimento científico, assim como o desenvolvimento das respectivas competências pedagógicas. b. A revisão das publicações editadas sobre os cursos mostrou que muito poucos se propõem explicitamente a desenvolver as competências profissionais dos professores (i.e., o ensino). c. Os professores mestres em EC relataram que i. consideram a frequência dos seus cursos de mestrado uma experiência educacional benéfica e compensadora; ii. adquiriram uma maior consciência de aspectos académicos e profissionais relacionados com o EC. iii. após o final dos seus cursos encontraram apenas um alcance limitado para a ´transferência´ dos conhecimentos e competências recentemente adquiridos para as práticas profissionais. Os mestrados em EC constituem, sem sombra de dúvida, uma experiência enriquecedora para aqueles que os frequentam. No entanto, a questão acerca do impacto que os cursos têm vindo a originar nas práticas profissionais subsequentes dos professores permanece ainda um assunto problemático. É uma questão que requer e merece mais trabalho e reflexão.
The number of students taking master’s courses in Science Education (SE) in Portuguese universities grown considerably over the last 10-15 years. Because of their relatively recent introduction, very few evaluation of these courses have been conducted and little is known about their effect on SE in the school system (impact at the macro level) or their influence on the professional practice and behaviour of students that have attended these courses (impact at the micro level). The research presented in this dissertation was undertaken in order to gain some information about the impact of master’s courses in SE, chiefly in relation to the students’ subsequent professional practice. In the main, the study focused on master’s graduate students who have followed their courses in any of the six Portuguese universities offering master’s programmes in SE, in the last ten years. The empirical work undertaken in connection with this investigation comprised three main aspects, as follows: 1. A series of semi-structured interviews, conducted with 14 students who had recently enrolled on a master’s course on SE, for the purpose of establishing a qualitative impression of their motivations for taking their course and the expectations concerning the abilities and skills they would derived from it. 2. A systematic analysis of documentation concerning master’s courses in SE published by the universities. This was done in order to identify the aim and objectives that the universities themselves associate with these courses. In particular, attention was given in this analysis to the question of whether the universities associated some ´impact´ benefit to derive from their courses. 3. A detailed questionnaire-based inquiry, conducted among 58 graduates on master’s courses in SE, for the purpose of establishing the nature of their experiences on the courses and their subsequent effect on their professional work as science teachers. The main findings to result from the present investigation may be summarized as follows: a. The dominant reasons for science teachers to attend master’s courses in SE are to enhance their scientific knowledge, as well as their pedagogical know-how and competences. b. The review of the courses literature showed that few, if any, of the master’s courses in SE seek to enhance teachers’ professional (i.e., teaching) competences and skills. c. Graduates of master’s courses in SE reported that i. they had found attendance of the courses to be a worthwhile and beneficial educational experience; ii. they had gained greater awareness of academic and professional issues relating to SE; iii. subsequent to the completion of their courses, they had found only limited scope for ´translating´ their newly acquired skills and competences into professional actions and practices. Master’s of SE are, without doubt, a worthwhile experience for those who attend them. However, the question of what impact the courses are having on the master students´ subsequent professional practice remains a problematic issue. It is an issue that merits and requires further consideration and work.
Le nombre d´étudiants qui suivent les cours de DEA (diplôme d´études approfondies) concernant l´Enseignement des Sciences a considérablement augmenté tout au long de ces dix à quinze dernières années, dans les Universités Portugaises. Avant été introduit récemment, l´évaluation de ces cours est encore bien limitée et on ne connaît pas encore son effet concernant l´Enseignement des Sciences dans le système éducatif (l´impacte au niveau macro), ou son influence sur les pratiques professionnelles et le comportements des professeurs qui ont suivi le DEA (le niveau micro de l´impacte). Cette recherche qui est l´objet de la dissertation a été développée ayant pour but d´obtenir un peu plus d´informations sur l´impacte qu´ont les cours de DEA concernant l´Enseignement des Sciences, principalement en ce qui concerne les pratiques professionnelles subséquentes des professeurs qui les ont fréquentés. L´étude s´appuie sur l´expérience d´anciens étudiants de DEA qui ont suivi leurs cours dans les six Universités portugaises qui ont proposé ces programmes de DEA concernant l´enseignement des sciences, pendant les dix dernières anées. Le travail empirique par rapport à l´investigation englobe les trois aspects principaux suivant : 1. Plusieurs entrevues semi-structurées, menées par 14 professeurs qui étaient récemment inscrits au DEA concernant l´Enseignement des Sciences, avaient pour but d´établir un modèle qualitatif des motivations qui les ont menés à effectuer les cours et mettre en évidence les expectatives concernant les connaissances et les compétences qu´ils développeraient. 2. Une analyse systématique de la documentation publiée par les universités concernant les DEA. Le but de cette analyse a été celui d´identifier les intentions et les objectifs que les propres universités associent aux cours. En particulier, il a été vérifié si les universités avaient associé quelque type d´impacte bénéfique aux cours. 3. Une enquête détaillée basée sur un questionnaire a été menée sur 58 professeurs ayant obtenu le DEA par les universités portugaises, ayant pour but de connaître le type d´activités ou expériences tout au long des cours et l´effet subséquent que ceux-ci ont eu en tant que professeurs de sciences. Les principaux résultats qui ont été obtenus dans cette recherche peuvent être classés de la façon suivante: a. C´est l´acquisition de la connaissance scientifique ainsi que le développement des ´savoir-faire´ pédagogiques qui motivent ces professeurs à suivre les cours de DEA concernant l´Enseignement des Sciences. b. Une analyse des publications sur les cours a montré que peu proposent de développer les compétences professionnelles des professeurs – c’est à dire, l´enseignement. c. Les professeurs détenant le DEA ont affirmé i. qu´ils ont considéré la fréquence de ses cours de DEA comme une expérience éducative bénéfique et compensatrice; ii. qu´ils ont acquis une meilleure conscience des aspects académiques et professionnels concernant l´Enseignement des Sciences; iii. qu´après avoir conclu leurs cours, ils ont seulement partiellement atteint la ´transposition´ pour les pratiques professionnelles des connaissances et des compétences récemment acquises. Les DEA dans l´Enseignement des Sciences constituent, sans aucun doute, une expérience compensatrice pour ceux qui les ont fréquentés. Cependant, le doute de l´impacte de ces cours sur les pratiques professionnelles subséquentes des professeurs persiste, et demeure un sujet problématique. C´est un sujet qui mérite plus de travail et de réflexion.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26038
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado
DFis - Dissertações de mestrado

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