Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/26021
Título: Informação e comunicação em educação especial : a voz dos professores de escolas de referência para o ensino de alunos com cegueira e baixa visão
Autor: Castilho, João Manuel Andrade
Orientador: Aires, Maria Luísa Lebres
Palavras-chave: Informação
Comunicação
Educação
Tecnologias
Integração
Inclusão
Sistema Braille
Literacia
Escolas de Referência
Docentes de Educação Especial
Data de Defesa: 2018
Resumo: O presente trabalho de investigação pretende estudar as vozes dos professores de Educação Especial de Escolas de Referência para a educação de alunos com cegueira e baixa visão, tendo em vista determinar de que modo, com que meios e com que finalidades os referidos professores contribuem para a promoção da literacia e, consequentemente, a inclusão digital, escolar e social dos alunos. Definimos como objetivos principais os seguintes: conhecer a formação inicial e especializada dos professores; conhecer a perspetiva dos professores sobre a criação e modo de funcionamento das Escolas de Referência; identificar os media utilizados pelos alunos com dificuldades visuais para produção e recuperação da informação; determinar o papel do sistema Braille no percurso escolar dos alunos com cegueira; verificar que papel desempenha a literacia digital dos alunos na produção/recuperação da informação e na sua inclusão escolar. O estudo envolveu a entrevista aos docentes especializados, que, entre os anos letivos de 2009/10 e 2015/16 prestaram apoio a alunos com cegueira ou baixa visão nas duas Escolas de Referência de um distrito de Portugal Continental. As entrevistas foram a principal fonte de dados, mas recorremos, também, à pesquisa documental e à observação. Analisámos os dados recolhidos, tendo, principalmente, em vista a descrição e a interpretação do que foi observado e dito. Optámos, pois, por realizar uma investigação qualitativa interpretativa, pretendendo captar a compreensão do significado e a interpretação dada pelos sujeitos inquiridos sobre as Escolas de Referência e o seu modo de funcionamento. Os professores entrevistados consideram que as Escolas de Referência são uma forma de rentabilizar, concentrando-os, recursos humanos e materiais. Relativamente aos alunos, há, também, vantagens sociais, uma vez que permitem a frequência da mesma escola por alunos com problemas visuais semelhantes. No entanto, verificámos que há o inconveniente de as escolas, sendo em número reduzido, obrigarem alunos que as pretendam frequentar a percorrerem diariamente distâncias significativas, afastando-os precocemente do seu meio escolar de origem. Os dados recolhidos mostram que as Escolas de Referência possuem poucos equipamentos específicos. A população estudada reconhece não ter obtido formação suficiente em vários domínios relacionados com as necessidades de conhecimentos exigidos à sua atual atividade de apoio especializado a alunos com cegueira e baixa visão.
This research intends to analyse the views, opinions and voices, of Special Education teachers, working at Reference Schools for the education of low vision and blind students, in order to evaluate how, with what means and purposes/objectives, those aforementioned teachers contribute to the promotion of literacy and consequent inclusion of their students, at digital, educational and social dimensions. We have defined the following as primary objectives: understand the initial and specialized training and formation of the teachers; understand the teacher’s perspective over the creation and functioning of Reference Schools; identify the media used by visually impaired students to produce and recover information; determine the role of the Braille system use by blind students throughout their academic life; verify and account for the role of digital literacy of students to produce and/or recover information and it what way it relates to the students’ academic inclusion. For this research, we interviewed a series of specialized teachers based at the two Reference Schools of an inland Portuguese District that, between the academic years of 2009/2010 and 2015/2016, worked with blind or visually impaired students. The interviews make up for the main source of data but we also used both reference documental research and direct observation. The analysis of gathered data was focused mainly on allowing for the description and interpretation of what was observed and transmitted. At the end, the option resided on an interpretative, qualitative research, aiming at capturing the meaning and interpretation that interviewees make of and about Reference Schools and their functioning. Interviewed teachers consider that Reference Schools are a way to maximize human and material resources by use of centralization at a given location. As for the students, advantages were also registered, since Reference Schools allow blind and/or visually impaired students to undergo the same school. However, we registered a downside to this aspect, upon the fact that Reference Schools, while being few, somehow force the students that intend to fully experience the academic experience and life, to travel significant distances on a daily basis, which leads to precocious detachment from their original social and academic communities. Gathered data show that Reference Schools are in possession of limited and few specific equipment’s. The sample included in this research recognises not having enough training in several domains, noteworthy the ones related to their specific knowledge base demanded by their activity of blind and/or visually impaired student’s teachers.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26021
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf6.64 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.