Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26010
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dc.contributor.advisorPereira, Pedro Miguel dos Santos Beçapt_PT
dc.contributor.authorBatista, João Rafael Matias Marquespt_PT
dc.date.accessioned2019-05-09T14:36:22Z-
dc.date.available2019-05-09T14:36:22Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26010-
dc.description.abstractVivemos numa sociedade de informação e interação em constante evolução. O aparecimento da internet marca o primeiro passo para os novos meios de comunicação e para o seu uso na recolha e distribuição de informação no quotidiano. Neste seguimento, despertaram novas abordagem de utilização e interação no mundo digital. Os dispositivos móveis facilitaram o acesso à informação, estimularam o acesso a aplicações multimédia provenientes da mobilidade e comodidade, consequentemente começaram a fazer parte do nosso quotidiano. Estas transformações na sociedade, intrinsecamente ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação, levantam novos desafios às instituições museológicas. A museologia viu a necessidade de se adaptar a novas ferramentas digitais e de entrar no mundo das aplicações móveis. Neste estudo, destaco os jogos por constituírem um meio de entretenimento, pela sua capacidade de proporcionar experiências e veicular conhecimentos de forma lúdica. Pretendeu-se dar ênfase às aplicações lúdicas - jogos - nos museus, através do desenvolvimento, análise e descrição de um modelo de aplicação de jogo para um museu municipal. Ambiciona-se compreender se os jogos para dispositivos móveis poderão ser uma estratégia promocional para os museus, incitando a sua visita. Os resultados obtidos mostram que a aplicação de jogo funcionou como estratégia promocional ao museu municipal pois, motivou e despertou interesse numa posterior visita ao mesmo.pt_PT
dc.description.abstractWe live in a constantly evolving information and interaction society. The first of the Internet is the first step for the new media and for the use of the collection. In this context, they have awakened new approaches to use and interaction in the digital world. The mobile devices facilitated access to information, stimulated access to a multimedia proposal of mobility and convenience, consequently, became part of our daily lives. These transformations in society, intrinsically the Information and Communication Technologies, raise new rights to museological institutions. Museology saw the need for new digital tools and entering the world of mobile applications. In this study, games for gaming are a means of entertainment, for their ability to learn and prior knowledge in a playful way. It was intended to give to the applications playful - games - in the museums, through the development, analysis and description of a game application model for a municipal museum. Ambition - taking advantage of games for mobile games, is a promotional strategy for museums, prompting your visit. The results showed that the application of the game worked as a promotional measure to the municipal museum, motivated and aroused interest in a subsequent visit to it.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMuseuspt_PT
dc.subjectAplicações móveispt_PT
dc.subjectJogo móvelpt_PT
dc.subjectLúdicopt_PT
dc.titleJogos para dispositivos móveis como suporte promocional aos museuspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202238547-
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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