Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26006
Title: A solubilidade no 3º ciclo do ensino básico: a teoria e a experimentação
Author: Ribeiro, Isabel Marta Ferreira de Almeida
Advisor: Magalhães, Maria Clara Ferreira
Ribeiro, Maria Gabriela
Defense Date: 2001
Abstract: Com a realização do presente estudo pretendeu-se contribuir para o conhecimento de algumas concepções alternativas dos alunos sobre a Solubilidade, um tema de Química pouco investigado. Assim, ao longo deste trabalho procurou-se atingir os seguintes objectivos: (1) identificar as ideias que os alunos possuem acerca de dissolução, fusão, solvente, soluto e solução saturada; (2) compreender o que os alunos pensam sobre a influência da agitação, do solvente, da pressão e da temperatura na solubilidade; (3) identificar e analisar em alguns dos manuais escolares da disciplina de Ciências Físico-Químicas (8º ano) em vigor no ano lectivo 1999/2000, os conteúdos relacionados com a formação de soluções e a solubilidade a fim de se encontrar uma explicação possível para algumas das ideias dos alunos identificadas neste trabalho; e (4) propor alguns trabalhos experimentais que poderão auxiliar na mudança de algumas das ideias identificadas neste trabalho, ou identificadas por outros investigadores e corroboradas por ele. Com vista a alcançar os objectivos propostos, dez alunos do 8º ano de escolaridade da Escola EB 2/3 Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira de Almeida, que tinham sido sujeitos, no corrente ano lectivo, ao ensino formal dos conceitos a identificar, realizaram algumas actividades experimentais que serviram de base às entrevistas clínicas semi-estruturadas. Após a transcrição das entrevistas, procedeu-se à análise das ideias dos alunos acerca desses conceitos. Os resultados evidenciam que os alunos, após o ensino formal, possuem ideias pouco correctas à luz dos modelos científicos de finais do século XX. Das ideias identificadas algumas já tinham sido encontradas por diferentes autores, outras foram identificadas pela primeira vez neste estudo. Para se poder avaliar a correcção ou menor correcção das ideias dos alunos e analisar os textos dos manuais escolares foi preciso definir e explicar o modelo que se considerou como padrão para a faixa etária dos alunos envolvidos neste trabalho. Este modelo foi sujeito a validação por um painel de juízes, formado por professores de Ciências Físico-Químicas do 3º Ciclo do Ensino Básico com alguma experiência de leccionação a este nível de ensino. Por último, são dadas algumas sugestões para possíveis trabalhos na área de solubilidade. Estes foram concebidos tendo em consideração as ideias menos correctas dos alunos e a possibilidade de os colocar numa situação de conflito cognitivo.
The following study was intended to contribute to the identification and explanation of some of the students pre-conceptions about the Solubility, a Chemistry topic with little research. Therefore, several objectives were set and tried to be achieved in this work: (1) to identify the student’s ideas about dissolution, melting, solvent, solute and saturated solution; (2) to characterize the influence of stirring, solvent, pressure and temperature on solubility; (3) and to identify and analyse in Physic and Chemistry Sciences school-books (8th grade in Portugal) of the school year 1999/2000, the contents related to solutions making and solubility in order to find a possible explanation to some of the students ideas identified in the present work; and (4) to propose some experimental tasks, which can contribute to the change of some of the ideas identified either in this paper, or by other researchers. In order to achieve this set of objectives, ten students of the 8th grade in Portugal of the school EB 2/3 Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira de Almeida, that had been exposed to the formal teaching of the identified concepts, during the present school year, made some experimental activities as a basis to the semistructured clinical interviews. After the transcription of the interviews, the student’s ideas about these concepts were analysed. The results show us that the students, after being exposed to a formal teaching, have incorrect ideas on the light of the scientific models of the end of the 20th century. Some of the identified ideas had already been found by different authors, while other have been identified in this work for the first time. To create basis for the discussion of the students ideas and the school book’s texts on solution making and solubility, a scientific model was created paying attention to the students school level. This model was validated by a group of judges, constituted by Physico-Chemical Science 3rd cycle teachers, with some experience on teaching to this level. Finally, some suggestions are given for possible topics for further studies in the area of Solubility. These were conceived keeping the student’s incorrect ideas in mind as well as the possibility of exposing them to a situation of cognitive conflict.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26006
Appears in Collections:DQ - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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