Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25939
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSimões, Ana Raquelpt_PT
dc.contributor.authorTraqueia, Cristina Maria Gonçalvespt_PT
dc.date.accessioned2019-05-07T10:22:11Z-
dc.date.available2019-05-07T10:22:11Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25939-
dc.description.abstractO relatório aqui apresentado baseia-se num projeto de investigação-ação, no contexto da disciplina de Inglês no 1.º Ciclo e pretende apresentar o potencial que a utilização de canções na sala de aula de língua inglesa no 1.º CEB pode ter na aprendizagem lexical. Este estudo foi desenvolvido numa turma do 4.º ano entre os meses de outubro e dezembro do ano letivo 2017/2018 no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino do Inglês e de Seminário de Ensino de Inglês. A utilização de canções como atividade lúdica aumenta a motivação dos alunos e, ao mesmo tempo, promove a aprendizagem de itens lexicais. Neste trabalho será apresentada uma fundamentação teórica relacionada com as diferentes razões para o uso de canções em contexto de sala de aula e algumas formas de utilização das referidas canções, seguindo-se uma apresentação da metodologia utilizada, a de investigação-ação. Ao longo do nosso projeto, propusemo-nos desenvolver esta investigação e, de forma a conseguir obter dados pertinentes para o projeto, decidimos utilizar diversos instrumentos de recolha de dados como fichas de trabalho, fichas de avaliação das atividades em que utilizámos as canções, videogravações das sessões e ainda inquéritos por entrevista aos alunos e às professoras envolvidas (a professora generalista e a professora cooperante), além das notas de campo a que fomos procedendo a partir da observação direta. Através do recurso a canções os alunos aprenderam o vocabulário referente aos diferentes tópicos abordados nas sessões e revelaram-se mais envolvidos. Além disso verificámos que os alunos registaram altos níveis de energia e satisfação sempre que recorremos a canções. No final do projeto, concluímos que a utilização de canções na sala de aula de Inglês no 1.º CEB facilitou a aprendizagem do vocabulário. Assim, consideramos de elevada importância a utilização de canções enquanto recurso pedagógico-didático a utilizar com alunos desta faixa etáriapt_PT
dc.description.abstractThis report is based on an action research project in the context of the English subject on primary education and its aims are to present the potential the use of songs in the English-speaking classroom in the primary school can have in lexical learning. This study was developed in a 4th year class between the months of October and December 2017/2018, within the scope of the curricular unit of English Teaching Practice and English Teaching Seminar. The use of songs as a playful activity increases the students’ motivation and, at the same time, promotes the acquisition of the different lexical topics. This paper presents a theoretical framework related to the different reasons for using songs in a classroom, the motivation they represent for the students and some ways of using the songs, followed by a presentation of the methodology, that of action-research. Throughout our project, we proposed to develop this research and, in order to get pertinent data for the project, we decided to use several materials such as worksheets, assessment sheets for the activities in which we used the songs, video recordings and even surveys by interview to the students and teachers involved (the generalist teacher and the cooperating teacher), besides the field notes which came from the direct observation. Through the use of songs, the students learned the vocabulary related to the different topics from the sessions and were more involved. In addition we found that students experienced high levels of energy and satisfaction whenever we used songs. At the end of the project, we conclude that the use of songs in the English primary classroom facilitates the learning of vocabulary. Thus, we consider as highly important the use of songs as a resource to be used with students of this age grouppt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCançõespt_PT
dc.subjectImplicaçãopt_PT
dc.subjectLíngua estrangeirapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleAs canções como recurso para a aprendizagem de vocabulário em aula de inglês do 1º CEBpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202231917-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf4.31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.