Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRaposo, Ruipt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Bruno Marques dept_PT
dc.date.accessioned2019-05-07T09:56:51Z-
dc.date.available2019-05-07T09:56:51Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25936-
dc.description.abstractEsta investigação surgiu em contexto de uma bolsa de técnico de investigação no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md) e tem como objetivo perceber de que maneira o conhecimento que existe atualmente relativamente ao funcionamento de artefactos audiovisuais pode contribuir para comunicar a um público conteúdos na área da etnomusicologia. Pretende-se investigar qual a relação que as áreas de estudo antropológicas têm estabelecido com as emergentes tecnologias de natureza audiovisual e com base nesta compreensão formular o processo de conceção de um documentário. Como exemplo prático foi selecionado o trabalho de investigação realizado pelo etnomusicólogo Alexsander Duarte. Este documentário deverá fornecer ao público um formato acessível para a compreensão da realidade por trás da música caipira documentada por Alexsander Duarte na sua tese de doutoramento em etnomusicologia Folgazões do Mogi-abaixo: Música, Caipiridade e Paisagens Cantadas. Para este propósito, foram implementadas as fases tradicionais da produção audiovisual (pré-produção, produção e pós-produção) adaptando-as às particularidades únicas deste projeto. O resultado da implementação prática deste projeto pode ser verificado no primeiro capítulo do documentário Folgazões do Mogi-abaixo.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation occurred during a scholarship for an investigation technician in the Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) and has the purpose of understanding in what way the existing knowledge of audiovisual artefacts can contribute to communicate ethnomusicological content to an audience. It is intended to research the relationships that have been established between anthropological fields of study with the emerging audiovisual technologies and, based on this comprehension, formulate and execute the production process of a documentary. As a practical example, the research work done by the ethnomusicologist Alexsander Duarte was selected. This documentary should provide to the audience an accessible format for the comprehension of the reality behind caipira music documented by Alexsander Duarte in this PhD thesis in ethnomusicology Folgazões do Mogi-abaixo: Música, Caipiridade e Paisagens Cantadas. For this purpose, the traditional audiovisual production (pre-production, production and post-production) phases have been implemented and adapted to the unique quirks of this project. The result of this pratical implementation can be consulted in the first chapter of the documentary Folgazões do Mogi-abaixo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAudiovisualpt_PT
dc.subjectDocumentáriopt_PT
dc.subjectEtnomusicologiapt_PT
dc.subjectMúsica caipirapt_PT
dc.titleFolgazões do Mogi-Abaixo : como produzir um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo etnomusicológicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202238423-
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Marques de Almeida.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.