Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25918
Title: A sensibilização à diversidade linguística e cultural para a promoção de uma competência intercultural no 1º CEB
Author: Neto, Renata Isabel Bessa
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Sensibilização à diversidade linguística e cultural
Competência comunicativa
Competência plurilingue
Competência intercultural
Diálogo intercultural
Issue Date: 19-Oct-2018
Abstract: O presente relatório de estágio, elaborado a partir de um projeto de intervenção-investigação com uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como principal objetivo conceber, implementar e avaliar um projeto pedagógico-didático no âmbito da educação plurilingue e intercultural. Outro objetivo passou por procurar compreender como articular as temáticas de Estudo do Meio (Portugal no Mundo e na Europa), com atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural, na senda de uma educação plurilingue e intercultural, a partir dos primeiros anos de escolaridade. O projeto desenvolvido assenta numa metodologia do tipo investigação-ação e os dados recolhidos advêm da observação direta e participante, complementada com gravações áudio e vídeo, posteriormente transcritas, e de inquéritos por questionário. O método de análise de dados selecionado foi a análise de conteúdo e permitiu concluir que os alunos adquiriram e aprofundaram novos conhecimentos, demonstrando interesse por outros países e pela diversidade linguística e cultural. Conclui-se que a escola é um excelente meio para proporcionar o contacto com outras línguas e modos culturais, para isso, compete ao professor do 1.º ciclo do Ensino Básico gerir o currículo de modo a dinamizar atividades de sensibilização à diversidade linguística e cultural, promotoras do desenvolvimento de uma competência plurilingue e intercultural a partir dos primeiros anos de escolaridade
The present internship report, based on an intervention-action project carried out with a primary school class, aims at devising, implementing and evaluating a pedagogical teaching-project within a multilingual and intercultural educational framework. A further goal was to analyze the perception of fourth-year students regarding the subject Environment Study (Portugal in the world and in Europe), as far as contents about linguistic and cultural diversity were taught. The project is based on a research-action methodology, and the data was obtained from direct observation, from audio and video recordings, later transcribed, and from surveys. The data analysis methodology applied is one of content analysis. It was people to conclude that students acquired and deepened new skills, and demonstrated some interest about other countries and their linguistic and cultural diversity. Therefore, school can be seen as the ideal means to foster contact with other idioms and different cultural forms. So, school (and the primary school teacher in particular) has to promote the interaction between school contents and the appeal to linguistic and cultural diversity, from the early years of schooling
URI: http://hdl.handle.net/10773/25918
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf5.72 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.