Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25916
Title: | Da narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico |
Author: | Marcelino, Sara Raquel Morais |
Advisor: | Sá, Cristina |
Keywords: | Escrita Texto narrativo Texto dramático 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Issue Date: | 16-Oct-2018 |
Abstract: | O presente estudo pretendia desenvolver competências de escrita em alunos
do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e
escrita.
Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte
questão de investigação: Que efeitos terá o conhecimento da estrutura de
certos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) no
desenvolvimento de competências em escrita (composição) de alunos do 1º
Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de
investigação: Levar os alunos a adquirir conhecimento sobre a estrutura do
texto narrativo e do texto dramático e desenvolver competências de escrita,
através da exploração de textos narrativos e dramáticos.
Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo
cinco sessões, que incidiu na exploração de textos narrativos e dramáticos e
na conversão de um conto num texto dramático.
Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada
no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos
em atividades envolvendo a identificação da estrutura do texto narrativo e do
texto dramático e a escrita de um texto dramático a partir de um conto.
A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham
efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e do
texto dramático e desenvolvido competências em escrita This study aimed to develop writing competences in children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. The project was supposed to help us find answers for one research question: Which effects knowledge on the structure of certain types/genres of texts (narrative and dramatic) may have on the development of competences in writing (composition) of children attending primary school? The research objectives were the following ones: To make the students acquire knowledge on text structure (narrative and dramatic) and To develop competences in writing through the exploration of such texts. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the analysis of the structure of narrative and dramatic texts and the conversion of a tale into a dramatic text. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the pupils’ ability to identify the structure of narrative and dramatic texts and to write a dramatic text based on a tale. The content analysis of these data revealed that the pupils had acquired knowledge concerning the structure of narrative and dramatic texts and developed competences in writing |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25916 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 890.92 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.