Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSá, Cristinapt_PT
dc.contributor.authorMarcelino, Sara Raquel Moraispt_PT
dc.date.accessioned2019-05-06T09:32:03Z-
dc.date.issued2018-10-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25916-
dc.description.abstractO presente estudo pretendia desenvolver competências de escrita em alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, que apresentavam dificuldades em leitura e escrita. Com a realização deste projeto, queríamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeitos terá o conhecimento da estrutura de certos tipos/géneros textuais (texto narrativo e texto dramático) no desenvolvimento de competências em escrita (composição) de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico? Tínhamos ainda os seguintes objetivos de investigação: Levar os alunos a adquirir conhecimento sobre a estrutura do texto narrativo e do texto dramático e desenvolver competências de escrita, através da exploração de textos narrativos e dramáticos. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu na exploração de textos narrativos e dramáticos e na conversão de um conto num texto dramático. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho dos alunos em atividades envolvendo a identificação da estrutura do texto narrativo e do texto dramático e a escrita de um texto dramático a partir de um conto. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que os alunos tinham efetivamente adquirido conhecimentos sobre a estrutura da narrativa e do texto dramático e desenvolvido competências em escritapt_PT
dc.description.abstractThis study aimed to develop writing competences in children attending Primary Education, who presented a poor performance in reading and writing. The project was supposed to help us find answers for one research question: Which effects knowledge on the structure of certain types/genres of texts (narrative and dramatic) may have on the development of competences in writing (composition) of children attending primary school? The research objectives were the following ones: To make the students acquire knowledge on text structure (narrative and dramatic) and To develop competences in writing through the exploration of such texts. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention, including five sessions, focused on the analysis of the structure of narrative and dramatic texts and the conversion of a tale into a dramatic text. Using a qualitative research methodology, based on case study, we collected data concerning the pupils’ ability to identify the structure of narrative and dramatic texts and to write a dramatic text based on a tale. The content analysis of these data revealed that the pupils had acquired knowledge concerning the structure of narrative and dramatic texts and developed competences in writingpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectTexto narrativopt_PT
dc.subjectTexto dramáticopt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleDa narrativa ao texto dramático pela escrita: um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typearticlept_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.date.embargo2020-10-16-
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf890.92 kBAdobe PDF    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.