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dc.contributor.advisorNeto, Maria Teresa Bixirãopt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Sónia Raquel Soares dept_PT
dc.date.accessioned2019-05-06T08:24:17Z-
dc.date.available2019-05-06T08:24:17Z-
dc.date.issued2018-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25914-
dc.description.abstractEste estudo foi desenvolvido na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A principal finalidade desta investigação consistiu da compreensão da sequência de atividades desenvolvidas por alunos do 3.º ano, quando confrontados com problemas matemáticos. Tendo em conta os objetivos desta investigação, formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas? Quais as dificuldades dos mesmos na resolução de problemas? De forma a dar resposta a estas questões, a metodologia de investigação de suporte seguiu uma abordagem de natureza qualitativa com caraterísticas de investigação - ação. Através da análise dos dados recolhidos, através da implementação de problemas que envolveram números fracionários, perímetro, áreas, entre outros conteúdos, foi possível identificar que os alunos aplicaram as estratégias esperadas. Os alunos recorreram maioritariamente às operações (adição/divisão/multiplicação/subtração), seguindo-se o diagrama e esporadicamente recorreram a tabelas. As principais dificuldades dos alunos incidiram essencialmente na compreensão e interpretação do problema, no descobrimento do conteúdo e na dificuldade numa etapa do procedimento. Constatou-se que os alunos sentem mais dificuldades nos problemas do tipo de dois passos devido à complexidade dos mesmospt_PT
dc.description.abstractThis study was developed in the Supervised Pedagogical Practice Course, an integral part of the Master's Course in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB). The main purpose of this investigation was to understand the sequence of activities developed by 3rd year students when faced with mathematical problems. Taking into account the objectives of this research, the following research questions were formulated: What strategies did students use in problem solving? What are their difficulties in solving problems? In order to answer these questions, the methodology of support research followed a qualitative approach with research - action characteristics. Through the analysis of the collected data, through the implementation of problems that involved fractional numbers, perimeter, areas, among other contents, it was possible to identify that the students applied the expected strategies. Students used mostly operations (addition / division / multiplication / subtraction), following the diagram and sporadically resorted to tables. The main difficulties of the students were essentially the understanding and interpretation of the problem, the discovery of the content and the difficulty in a step of the procedure. It has been found that students experience more difficulties in two-step type problems because of their complexitypt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectDificuldadespt_PT
dc.subject1.º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleEstratégias de resolução de problemas: um estudo com alunos do 3º ano do ensino básicopt_PT
dc.typearticlept_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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