Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25903
Title: | Desenvolvimento de um conceito automóvel como ferramenta de lazer |
Author: | Bettencourt, Pedro Alexandre de Portugal |
Advisor: | Oliveira, João Alexandre Dias de Oliveira, Emanuel Filipe Cunha |
Keywords: | Sports car Experiência de comunicação Inovação na tipologia automóvel Emoções automóveis Acessibilidade e desempenho |
Defense Date: | 2018 |
Abstract: | Qualquer actividade de mobilidade humana, foi usada numa altura ou noutra, como uma forma de competição, como evidenciado nas olimpíadas da Grécia antiga, com corridas, maratonas, a pé, cavalo ou quadriga. Hoje em dia este fenómeno mantém-se e estende-se para o automóvel, mas tudo o que o ser humano faz, alguns deles fazem por gosto, e desde a invenção do automóvel, que foram concebidos automóveis focados em oferecer uma experiência de condução desportiva para o cidadão comum. Devido ao prestígio associado ao desporto motorizado, e ao pedigree estabelecido por grande parte dos fabricantes automóveis associados à competição automóvel e ao fabrico de automóveis desportivos, o preço e o mercado deste segmento de automóveis é bastante exclusivo. No entanto existem imensas publicações periódicas, programas televisivos, filmes, e videojogos dedicados a esta temática, que gozam de bastante sucesso, sugerindo que nem todo o mercado associado a este segmento estará satisfeito com esta falta de acessibilidade. o presente projecto pretende resolver este problema de acessibilidade, propondo uma nova métrica de avaliação automóvel (cv/kg)/€. Com base nesta métrica, foi desenvolvido um conceito de um automóvel da categoria europeia L5e, com três rodas, leve, ágil, de baixo custo, e com apenas um lugar. Estes atributos conferem ao conceito final, um carácter semelhante a um automóvel de Fórmula 1, dispensando considerações pragmáticas em prol de proporcionar uma experiência de condução singular, para ser utilizado quando há oportunidade, e não quando há necessidade. o estudo realizado consiste numa abordagem de Design Industrial/Produto, sobre área especifica do automóvel, equilibrando uma abordagem sobre a tipologia automóvel com uma abordagem estética. A componente teórica incidiu sobre a definição, e análise histórica do automóvel desportivo, assim como o seu contexto de uso, o condutor e as emoções associadas a este tipo de Automóvel, assim como as condicionantes legais associadas. A componente prática assenta sobre uma metodologia convergente, que analisa em paralelo, os diferentes sistemas, características, exigências, e condicionantes associadas com um automóvel, considerando também a exequibilidade da produção do mesmo, e a sua presença relativa no mercado. o produto final apresenta uma tipologia automóvel inovadora, oferecendo uma opção economicamente viável para uma utilização recreativa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25903 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedro Alexandre de Portugal Bettencourt.pdf | 30.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.