Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25871
Title: A prática pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar apoiada no sistema de acompanhamento das crianças
Author: Santos, Filipa Leite
Advisor: Portugal, Gabriela
Keywords: Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC)
Implicação
Bem-estar emocional
Clima relacional
Issue Date: 23-Jul-2018
Abstract: O presente relatório de estágio reflete o desenvolvimento de uma prática pedagógica em contextos de 1.º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-Escolar apoiada no Sistema de Acompanhamento das Crianças (SAC). O SAC constitui um instrumento de suporte à observação, avaliação/reflexão e intervenção do educador/professor. Focaliza-se nos níveis de bem-estar emocional e de implicação das crianças, relacionados com dimensões do ambiente educativo. Neste trabalho considerámos as seguintes dimensões de análise do ambiente educativo: oferta educativa, clima de grupo, espaço para iniciativa e organização. Nos dois contextos de estágio, analisámos níveis de implicação das crianças e identificámos possíveis pontos de intervenção. Foram planificadas e levadas a cabo iniciativas com vista a melhorar aspetos ligados ao clima de grupo/turma e a níveis de implicação evidenciados pelas crianças. Apontam-se dificuldades e sucessos sentidos ao longo da prática pedagógica e destaca-se o contributo do SAC para o desenvolvimento profissional da estagiária. O trabalho evidenciou a pertinência da utilização do SAC em contexto de 1.º CEB e de EPE, nomeadamente no apoio à organização da observação, reflexão e consequentes decisões ao nível das intervenções educativas
This internship report reflects the development of a pedagogical practice in the context of Primary Education and Pre-school Education supported by the Children Monitoring System (CMS). The CMS is a support instrument to observation, evaluation/reflection and intervention of the educator/teacher. It focuses on the levels of emotional well-being and involvement of children in relation to the dimensions of the educational environment. In this work we considered the following analysis dimensions of the educational environment: educational offer, group cooperation, room for initiative and organization. In the two internship contexts, we analyzed levels of involvement of the children and identified possible intervention points. Initiatives were planned and carried out to improve aspects related to the group/class cooperation and the levels of involvement shown by the children. Difficulties and conquests felt throughout the pedagogical practice are pointed out and the contribution of the CMS to the professional development of the trainee highlighted. The work showed the relevance of the use of CMS in the context of Primary Education and Pre-school Education, namely supporting the organization of observation, reflection and consequent decisions in educational interventions
URI: http://hdl.handle.net/10773/25871
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.