Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25849
Title: Mestre Zé: um projeto de branding para a venda móvel de produtos gastronómicos associados ao bacalhau
Author: Magueta, Ana Sofia Rocha
Advisor: Sousa, Álvaro José Barbosa de
Keywords: Design
Identidade
Branding
Estratégia
Bacalhau
Street Food
Serviço de venda móvel
Defense Date: 7-Dec-2018
Abstract: A presente dissertação apresenta uma reflexão acerca do potencial do design no reenquadramento e na valorização de produtos locais por intermédio de uma intervenção estratégica. Esta aborda conceitos como a marca e a sua evolução, ferramentas para o desenvolvimento de marcas emocionais e estratégias relevantes para a valorização de produtos locais. Desta forma, o projeto centra-se no desenvolvimento de uma marca de produtos gastronómicos associados ao bacalhau, assente num serviço de street food, prevendo um ponto de venda móvel de produtos confecionados segundo receitas tradicionais, com o objetivo de oferecer uma experiência sensorial do bacalhau de cura tradicional em diferentes pontos do país. O projeto prevê a implementação de um plano estratégico e identidade gráfica para o serviço de venda móvel proposto. Com este projeto pretende-se que, através da oferta de uma experiência autêntica relacionada com um produto local, seja possível valorizar a oferta gastronómica do “pronto-a-comer” de modo a atingir o reconhecimento e aumentar a notoriedade a nível global, contribuindo assim para a valorização das tradições de Aveiro.
The present dissertation presents a reflection about the potential of design in the reframing and valorization of local products through a strategic intervention. It addresses concepts such as the brand and its evolution, tools for the development of emotional brands and strategies relevant to the valorization of local products. In this way, the project's focus is on the development of a brand of cod products based on a street food service, which provides a mobile point of sale of products made according to traditional recipes, with the aim of offering a sensorial experience of the cod of traditional healing to different points of the country. The project provides for the implementation of a strategic plan and graphic identity for the proposed mobile sales service. The aim of this project is that, by offering an authentic experience related to a local product, it is possible to reposition it, achieve global recognition of it and contribute to the valorization of the territory of Aveiro.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25849
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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