Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25844
Title: | Nômades digitais e criadores de conteúdo de viagem: entendendo a produção, distribuição e rentabilização dos relatos de viagem |
Author: | Marcolino, Gabriela da Costa Melo |
Advisor: | Baldi, Vania Abreu, Jorge Trinidad Ferraz de |
Keywords: | Nômades digitais Criadores de conteúdo Blogueiro de viagem Redes sociais Rentabilização Viagens |
Defense Date: | 2018 |
Abstract: | O presente trabalho tem como objetivo fazer um recorte atual sobre,
e entender como funciona, o ciclo de trabalho de um nômade digital
criador de conteúdo de viagens, também conhecido como travel
blogger ou blogueiro de viagens. Através do estudo de caso, foram
feitas entrevistas e análise das produções feitas por cinco
participantes em quatro redes sociais durante trinta dias, com o
propósito de entender quais estratégias de produção e divulgação
de conteúdo foram adotadas para tornar o conteúdo atrativo e como
esse trabalho foi rentabilizado. Como resultado, foi possível
entender algumas atitudes tomadas pelos participantes para manter
o conteúdo relevante e interessante para o público, como o
planejamento prévio, presença constante nas redes sociais, respeito
à linguagem de cada plataforma, divulgação em diversos meios,
aproximação dos seguidores através de perguntas e respostas nos
comentários, rentabilização do conteúdo através posts patrocinados
por empresas, programas de afiliados, propagandas em vídeos
entre outras observações pertinentes. The present work aims to make a clipping about, and understand how it works, the work cycle of a digital nomad creator of travel content, also known as travel blogger. Through the case study, interviews and analysis of the productions made by five participants in four social networks were done during thirty days, in order to understand what strategies of production and dissemination of content were adopted to make the content attractive and how this work was monetized. As a result, it was possible to understand some of the actions taken by participants to keep content relevant and interesting to the public, such as prior planning, constant presence in social networks, respect for the language of each platform, dissemination in various media, questions and answers in comments, monetization of content through corporate sponsored posts, affiliate programs, video ads among other pertinent observations. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25844 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
documento.pdf | 86.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.