Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25842
Title: Desenvolvimento de uma aplicação móvel de suporte ao Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro
Author: Soares, Nuno Miguel Almeida
Advisor: Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro
Moreira, Gillian
Keywords: Aplicações móveis
Programa de Tutoria
Laravel
React
Redux
React Native
Defense Date: 2018
Abstract: Atualmente, assiste-se a uma grande utilização dos dispositivos móveis, como os smartphones, por parte dos jovens, para comunicarem e partilharem experiências em redes sociais, mesmo durante as aulas. O Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro (PT-UA), criado no ano letivo de 2010/2011, coloca em prática um conjunto de medidas que visam a integração e acompanhamento adequado dos novos estudantes (tutorandos). Esse acompanhamento é feito através de mentores e tutores. Face ao cenário descrito, a presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação móvel (App), e da respetiva versão web, de suporte ao PT-UA. A metodologia de investigação suporta-se na Investigação de Desenvolvimento. O processo de desenvolvimento engloba o estado da arte sobre a utilização de websites de redes sociais e aplicações móveis na educação, e principais funcionalidades de software; a conceção dos layouts; a avaliação através de testes de usabilidade e a implementação das sugestões de melhoria. A solução final apresentada permite uma melhor comunicação entre todos os intervenientes do programa, através da sua acessibilidade em qualquer lugar, de forma rápida. Apresenta uma rede social, onde todos os participantes podem publicar e partilhar ideias através de posts, que podem ser comentados. Oferece navegação GPS para facilitar a movimentação pelo campus. Possibilita o acesso ao calendário de eventos, assim como a possibilidade de chat em tempo real. São utilizadas várias tecnologias modernas, nomeadamente o React Native e Redux para a App, e o Laravel e Pusher para a parte da versão web e chat em tempo real. Relativamente às bases de dados optou-se pela utilização do MySQL, por existir uma maior familiaridade.
Today, mobile devices such as smartphones are widely used by young people to communicate and share experiences on social networks, even during classes. The University of Aveiro (UA) created the Tutoring Program of the University of Aveiro (PT-UA) in the academic year 2010/2011, putting in practice a set of measures that aim at the integration and adequate support of new students during their first year of studies. This support is provided by tutors and mentors. This dissertation aims to develop a mobile application (App) and corresponding web version to support the PT-UA. It uses the methodology of Research Development. The development process includes a state of the art of the use of social network websites and mobile applications in education, and principal software functionalities; layout design; usability testing and the implemention of suggestions for improvement. The solution presented allows better communication between all the actors of the program, by enabling rapid accessibility anywhere, only requiring a smartphone and internet access. It features a social network, where everyone can post and share ideas via posts, which can be commented on and liked by other users. It provides GPS navigation to make it easier for users to navigate the campi, and it gives access to a calendar of events, as well as the possibility to chat in real time with other participants in the program. Several modern technologies were used, react native and redux for the App, and laravel and pusher for the back-office and real-time chat. Regarding the databases, it was decided to use MySQL, because of greater familiarity.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25842
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf4.37 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.