Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/25842
Title: | Desenvolvimento de uma aplicação móvel de suporte ao Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro |
Author: | Soares, Nuno Miguel Almeida |
Advisor: | Pereira, Dora Maria de Oliveira Simões Ribeiro Moreira, Gillian |
Keywords: | Aplicações móveis Programa de Tutoria Laravel React Redux React Native |
Defense Date: | 2018 |
Abstract: | Atualmente, assiste-se a uma grande utilização dos dispositivos móveis,
como os smartphones, por parte dos jovens, para comunicarem e
partilharem experiências em redes sociais, mesmo durante as aulas. O
Programa de Tutoria da Universidade de Aveiro (PT-UA), criado no ano
letivo de 2010/2011, coloca em prática um conjunto de medidas que
visam a integração e acompanhamento adequado dos novos estudantes
(tutorandos). Esse acompanhamento é feito através de mentores e
tutores.
Face ao cenário descrito, a presente dissertação tem como objetivo o
desenvolvimento de uma aplicação móvel (App), e da respetiva versão
web, de suporte ao PT-UA.
A metodologia de investigação suporta-se na Investigação de
Desenvolvimento. O processo de desenvolvimento engloba o estado da
arte sobre a utilização de websites de redes sociais e aplicações móveis
na educação, e principais funcionalidades de software; a conceção dos
layouts; a avaliação através de testes de usabilidade e a implementação
das sugestões de melhoria.
A solução final apresentada permite uma melhor comunicação entre
todos os intervenientes do programa, através da sua acessibilidade em
qualquer lugar, de forma rápida. Apresenta uma rede social, onde todos
os participantes podem publicar e partilhar ideias através de posts, que
podem ser comentados. Oferece navegação GPS para facilitar a
movimentação pelo campus. Possibilita o acesso ao calendário de
eventos, assim como a possibilidade de chat em tempo real. São
utilizadas várias tecnologias modernas, nomeadamente o React Native e
Redux para a App, e o Laravel e Pusher para a parte da versão web e
chat em tempo real. Relativamente às bases de dados optou-se pela
utilização do MySQL, por existir uma maior familiaridade. Today, mobile devices such as smartphones are widely used by young people to communicate and share experiences on social networks, even during classes. The University of Aveiro (UA) created the Tutoring Program of the University of Aveiro (PT-UA) in the academic year 2010/2011, putting in practice a set of measures that aim at the integration and adequate support of new students during their first year of studies. This support is provided by tutors and mentors. This dissertation aims to develop a mobile application (App) and corresponding web version to support the PT-UA. It uses the methodology of Research Development. The development process includes a state of the art of the use of social network websites and mobile applications in education, and principal software functionalities; layout design; usability testing and the implemention of suggestions for improvement. The solution presented allows better communication between all the actors of the program, by enabling rapid accessibility anywhere, only requiring a smartphone and internet access. It features a social network, where everyone can post and share ideas via posts, which can be commented on and liked by other users. It provides GPS navigation to make it easier for users to navigate the campi, and it gives access to a calendar of events, as well as the possibility to chat in real time with other participants in the program. Several modern technologies were used, react native and redux for the App, and laravel and pusher for the back-office and real-time chat. Regarding the databases, it was decided to use MySQL, because of greater familiarity. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25842 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
documento.pdf | 4.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.