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http://hdl.handle.net/10773/25840
Title: | Uma promessa (in)completa: entre poemas e prelúdios: estudo analítico e performativo da obra de António Fragoso |
Author: | Pereira, Inês Martins |
Advisor: | Shao Xiao Ling |
Keywords: | António Fragoso Piano, Prelúdios Românticos Poème du Soir Estudo analítico e performativo |
Defense Date: | 29-Oct-2018 |
Abstract: | A relevância de António Fragoso é justificada pela notoriedade do seu legado
musical, tendo em conta a sua juventude e a quantidade de obras produzidas.
Apesar da vida desta jovem promessa musical, enquanto pianista e compositor
ter sido ceifada aos 21 anos de idade, faz-nos antever uma projecção absolutamente
notável se continuasse a mesma rota, já que o seu legado musical foi
composto durante o período da sua formação musical, antes de atingir a maturidade.
Pela sua absoluta dedicação à busca da realização musical através do
piano e da composição e insaciável curiosidade e procura inspirada é que consideramos
este jovem como uma promessa simultaneamente completa e incompleta;
ou seja, completa, no sentido em que tinha um compromisso com a música
que esgotou, dentro da janela temporal que lhe foi dado viver. Incompleta pela
vida fugaz que teve e pelo que gostaríamos de ver realizado por este compositor.
Neste ano da comemoração do centenário da sua morte, 2018, o conhecimento
da biografia de António Fragoso foi largamente difundido, pelo que o interesse
deste estudo não foi tanto conhecer a vida do pianista, mas aprofundar o conhecimento
de duas obras: Prelúdios Românticos e Poème du Soir. Em torno destas
obras, são explorados o contexto social e cultural do compositor, os desafios e
as motivações; e no centro, detemo-nos sobre a análise musical e performativa,
naquilo que as aproxima ou afasta em termos conceptuais e de estilo, tendo por
objectivo a interpretação destas peças. The relevance of António Fragoso is justified by the notoriety of his musical legacy, given his youth and the quantity of works produced. In spite of the life of this young musical promise, as a pianist and composer having been harvested at the age of 21, it makes us envisage an absolutely remarkable projection if he continued the same route, since his musical legacy was composed during the period of his formation, before reaching maturity. By his absolute dedication to the pursuit of musical achievement through the piano and composition and insatiable curiosity and inspired search is that we consider this young man as a promise both complete and incomplete; that is, complete, in the sense that he had a commitment to the music that he had exhausted, within the temporal window he was given to live. Incomplete by the fleeting life he had and what we would like to see performed by this composer. In this year of commemoration of the centenary of his death, 2018, António Fragoso's biography was widely disseminated, so the interest of this study was not so much to know the life of the pianist, but to deepen the knowledge of two works: Prelúdios Românticos and Poème du Soir. Around these works, the social and cultural context of the composer, the challenges and motivations were explored; in the center, the musical and performative analysis, in what approximates or distances them in conceptual and style terms, with the purpose of interpreting these plays. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25840 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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