Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25839
Title: Exploração de técnicas de bordado através de tecnologia baseada em realidade aumentada: caso do museu de Aveiro
Author: Seabra, José Mário Maia de
Advisor: Vairinhos, Mário
Keywords: Museografia
Realidade aumentada
Narrativa
Interação humano-computador
Defense Date: 2018
Abstract: De forma ao Museu de Aveiro conseguir comunicar a sua nova exposição sobre o tema dos bordados do século XVIII, foi identificada a necessidade de recorrer a formas de mediação tecnológica, isto por se tratar de um artefacto com um conjunto de características físicas de elevada complexidade, tornando-se difícil de as transmitir em contexto museográfico. Para a desconstrução deste artefacto, que tem por natureza um elevado nível de sofisticação, ramificada em diferentes técnicas com conteúdos específicos, foi proposta ao Museu de Aveiro a criação de uma aplicação tecnológica de aumentação da peça têxtil, comunicando-a de uma forma mais rica, objetiva e detalhada. Na presente dissertação, será apresentado o trabalho de investigação focado no desenvolvimento de uma aplicação móvel de realidade aumentada, que auxilia a exposição de bordados presente no Museu de Aveiro. Como parte do processo de investigação, foi realizado um levantamento de requisitos técnicos e de design de interação, pelos quais a aplicação se deveria reger. Investigação esta que, suportada por uma metodologia de design centrado no utilizador, recorreu a um protótipo funcional como forma de recolha de dados junto dos gestores do museu, assim como dos potenciais utilizadores/visitantes. Como resultado deste trabalho de investigação, foi concebida, desenvolvida e avaliada com utilizadores reais a prova de conceito de uma aplicação para dispositivos móveis, baseada em realidade aumentada, que permite a desconstrução das diferentes técnicas presentes no bordado em exposição no Museu de Aveiro, possibilitando mesmo analisar pormenores técnicos não visíveis a olho humano, para uma compreensão mais detalhada da peça.
In order for the Aveiro’s Museum to be able to communicate its new exhibition on the theme of eighteenth-century embroidery, it was identified the need to resort to forms of technological mediation, because it’s an artifact with a set of physical characteristics of high complexity, making it difficult to convey in a museum context. For the deconstruction of this artifact, which has by nature a high level of sophistication, branched out in different techniques with specific contents, it was proposed to the Museum of Aveiro the creation of a technological application of augmentation of the textile piece, communicating it in a more rich, objective and detailed way. In this dissertation, there will be presented research work focused on the development of a mobile application based on augmented reality, which assists the exhibition of embroidery present in the Museum of Aveiro. As part of the research process, a survey of technical requirements and interaction design was carried out, for which the application should follow. This research, supported by a user-centered design methodology, used a functional prototype as a way of collecting data from museum managers as well as potential users/visitors. As a result of this research work, a proof of concept of an application for mobile devices, based on augmented reality, was conceived, developed and evaluated by real users, allowing the deconstruction of the different techniques present in the embroidery on exhibition in the Museum of Aveiro, making it possible to analyze technical details not visible to the human eye, for a more detailed understanding of the piece.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25839
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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