Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25813
Title: Os valores no ensino da língua materna: análise de manuais escolares
Author: Guterres, Jacinta de Fátima
Advisor: Araújo e Sá, Maria Helena Almeida Beirão de
Defense Date: 2001
Abstract: A preocupação investigativa que orienta esta dissertação é a de saber que valores a Escola Portuguesa, na actualidade, transmite e promove. O campo de pesquisa para a resposta a essa questão foi delimitado à análise de cinco manuais utilizados no 5.º ano de escolaridade, na disciplina de Língua Portuguesa. Quatro deles foram seleccionados em função da sua quota de mercado definida em número de escolas (e de alunos) que os utilizaram no ano lectivo de 1999/2000. Por razões de natureza qualitativa, seleccionou-se um outro que assume aspectos inovadores na forma como está organizado e nos princípios e intenções que, segundo as suas autoras, presidiram à selecção dos textos que constituem a parte “antológica” do manual em causa. O material de análise utilizado no estudo limitou-se aos textos dos cinco manuais, havendo-se excluído, consequentemente, as imagens e as sugestões de activi dades que os mesmos integram. A primeira parte do trabalho questiona as relações entre educação e valores, sumaria referências filosóficas no campo da Teoria dos Valores e descreve os princípios e orientações constantes dos documentos oficiais actuais que dão forma aos currículos escolares e definem as finalidades e funções educativas. Dentro deste âmbito, enquadra-se o estudo mais detalhado dos documentos reguladores do ensino da Língua Portuguesa no 2.º Ciclo do Ensino Básico e clarifica-se o estatuto e papéis assumidos pelos respectivos manuais. A metodologia utilizada na parte empírica recorre à análise de conteúdo, através da técnica de categorização. O instrumento de análise utilizado foi construído com suporte no pensamento dos autores seleccionados na parte teórica do trabalho, aquando do estudo da evolução teórico-filosófica das questões axiológicas. Procedeu-se a um estudo quantitativo dos valores identificados, que aparecem sob formas diversificadas e, por isso, se seleccionaram indicadores que permitiram detectar formas explícitas e implícitas de referenciar os valores em causa. A partir dos dados quantitativos, fez-se um estudo comparativo dos manuais em análise e um confronto com os dados recolhidos nos documentos orientadores do Sistema Educativo Português (LBSE, Planos Curriculares e Programas). As conclusões obtidas permitem afirmar que todos os manuais utilizados estão em consonância com as intenções educativas naqueles documentos, mas é diversificada a ênfase dada, em cada um deles, aos diversos tipos de valores referenciados. Destacou-se significativamente, quanto à frequência de referências a valores, o manual que seleccionámos pela forma e critérios como estava organizado. Nenhuma das categorias constantes da grelha de análise ficou vazia, mas as que se destacaram, quantitativamente, foram as de solidariedade, liberdade e valores históricos, na qual se integra a Língua Portuguesa.
The investigative concern which underlies this dissertation is to know which values Portuguese schools convey and promote nowadays. Our field of research comprised the analysis of five textbooks, used in the 5th grade of Compulsory Education, in the subject of Portuguese Language. Four of those textbooks were chosen according to their quota in the market, defined in the terms of the school (and pupils) using those textbooks throughout the school – year 1999/2000. On account of quality, another textbook was also chosen, which in innovative in the way it is organised and in the principles and aims which, according to its authors, have presided over the selection of texts include in its “anthological” part. The only materials used for analysis in the present study were the texts included in the five textbooks. The pictures and suggestions of activities which those textbooks also contain were therefore excluded. The first part of this dissertation includes the questioning of witch relationships there are between Education and Values, a summary of philosophical references within the field of the Theory of Values and also a description of the principles and orientations found in official documents nowadays, and upon which the school curricula are modelled and which determine the educational goals and functions. There is, within this framework, a more detailed study of the documents underlying the teaching and learning of Portuguese Language in the 2nd Cycle of Basic Education and also a clarification of the positions and roles which textbooks assume in this context. The methodology used in the empirical part resorts to content analysis, through the categorisation technique. The instrument used for analysis supports itself on the theories of the authors discussed in the theoretical part of the present study, in terms of research on the theoretical and philosophical evolution of axiological issues. A quantitative study of the values identified was undertaken. The compliance to these values is shown in different ways, which required the choice of indicators likely to enable implicit and explicit forms of reference to the values at issue to be recognised. Based on the quantitative data, a comparative study of the textbooks under analysis was accomplished, together with a confrontation with the data gathered in the documents establishing the rationale of the Portuguese Education System (LBSE, Curricular Plans and Syllabuses). The conclusions drawn enable us to hold that all the textbooks used are in consonance with the educational goals expressed in the aforementioned documents. Notwithstanding, the emphasis placed upon the different kinds of values mentioned in those documents differs from textbook to textbook. As far as the frequency of references to values is concerned, the textbook we had chosen on account of its underlying criteria and the way it was organised stood out significantly. Although none of the categories of the analysis grid was unanswered, those which stood out, quantitatively, were those of solidarity, freedom and historical values, the later including the Portuguese Language.
Le souci de recherche qui oriente cette dissertation est de savoir quelles sont les valeurs que l’Ecole Portugaise transmet et promeut actuellement. Le champ de recherche pour répondre à cette question a été délimité à l’analyse de cinq manuels utilisés en 5ème année, dans la discipline de Langue Portugaise. Quatre d’entre eux ont été sélectionnés en fonction de leur part de marché définie en nombre d’écoles (et d’élèves) qui les ont utilisés durant l’année scolaire 1999/2000. Pour des raisons de nature qualitative, nous avons sélectionné un autre manuel assumant des aspects innovateurs relativement à la forme dans laquelle il est organisé et dans les principes et les intentions qui, selon les auteurs, influencèrent la sélection des textes qui constituent la partie «anthologique» du manuel en cause. Le matériel d’analyse utilisé dans cette étude a été limité aux seuls textes des cinq manuels, en excluant, par conséquent, les images et les suggestions d’activités proposées. La première partie du travail questionne les relations entre l’éducation et les valeurs, répertorie des références philosophiques dans le domaine de la Théorie des Valeurs et décrit les principes et les orientations constants de la documentation officielle actuelle qui sert de base aux curriculums scolaires et définit les finalités et les fonctions éducatives. Dans ce contexte, s’intègre l’étude plus détaillée des documents régulateurs de l’enseignement de la Langue Portugaise dans le 2.º Ciclo do Ensino Básico; le statut et les rôles assumés sont spécifiés par les dits manuels. La méthodologie utilisée dans la partie empirique fait recours à l’analyse du contenu, par le biais de la technique de catégorisation. L’instrument d’analyse utilisé a été élaboré sur la base de la pensée des auteurs sélectionnés dans la partie théorique du travail, lors de l’étude de l’évolution théorico-philosophique des questions axiologiques. Nous avons procédé à une étude quantitative des valeurs identifiées qui apparaissent sous diverses formes et, par conséquent, nous avons retenu des indicateurs qui ont permis la détection de formes explicites et implicites pour référencer les valeurs en cause. A partir des données quantitatives, nous avons réalisé une étude comparative des manuels analysés et une confrontation avec les données recueillies dans les documents orienteurs du Système Educatif Portugais (LBSE, Planos Curriculares et Programas). Les conclusions retenues permettent d’affirmer que tous les manuels utilisés respectent les intentions éducatives de ces documents. Toutefois, l’importance accordée aux types de valeurs référencés dans chaque manuel n’est pas linéaire. Nous avons retenu de façon significative, en ce qui concerne la fréquence de références aux valeurs, le manuel sélectionné par la forme et les critères à partir desquels il est organisé. Aucune des catégories constantes de la grille d’analyse n’est demeuré vierge, mais celles qui se sont détachées quantitativement ont été la solidarité, la liberté et les valeurs historiques dans lesquels s’intègre la Langue Portugaise.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25813
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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