Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25807
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTrincão, Paulopt_PT
dc.contributor.authorSilva, Mário João Rocha dapt_PT
dc.date.accessioned2019-04-17T10:02:07Z-
dc.date.available2019-04-17T10:02:07Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25807-
dc.description.abstractAs minas de S. Domingos e de Aljustrel, localizadas na conhecida Faixa Piritosa Ibérica, constituem uma imanidade de espólio geomineiro, resultado de séculos de exploração. Sustentada num paradigma de educação não formal, esta investigação pretendeu aproximar a população de uma riqueza que lhes pertence, pela valorização do carácter museológico geomineiro da mina de S. Domingos e, essencialmente, das minas de Aljustrel. Salienta-se o carácter patrimonial das minas, apelando-se para a sua divulgação e preservação. Numa primeira fase, através de uma criteriosa selecção bibliográfica e da recolha fotográfica de grande parte do espólio ainda existente nas minas de Aljustrel, fez-se uma resenha de todo o património destas minas, bem como da sua contextualização geológica e histórica. Procedeu-se, seguidamente, à identificação das concepções dos professores sobre as questões museológicas geomineiras (questionário A). A escolha de professores para amostra neste estudo, deveu-se, principalmente, à posição que devem assumir como veículos de divulgação da cultura científica e tecnológica. Organizaram-se e realizaram-se duas Acções de Geologia no Verão. Estas Acções contaram com a construção de guias, de modo a facilitar a compreensão, por parte dos participantes, dos assuntos referidos. Fez-se, depois, a avaliação das Acções, com o recurso ao questionário B. Os resultados obtidos da análise às respostas ao questionário A mostraram que os professores possuem conceitos museológicos concertados. Preocupante é, porém, o facto de terem revelado não participar em acções de divulgação científica e algum desconhecimento da existência das Acções de Geologia no Verão, embora se mostrem motivados para participar nelas. O questionário B mostrou que os participantes nas Acções de Geologia no Verão não só aprenderam conceitos novos, no domínio geomineiro, como também despertaram para a importância das visitas às minas para o conhecimento da Museologia Geomineira. Ficou evidenciado, assim, através das Acções de Geologia no Verão, o contributo da Museologia Geomineira para a divulgação da cultura científica e tecnológica. Tal contributo pode, de futuro, ser incrementado com a inclusão do CD ROM desenvolvido ao longo deste trabalho que tem por principal objectivo facilitar a divulgação do património geomineiro de Aljustrel, com base nas Novas Tecnologias da Informação.pt_PT
dc.description.abstractAljustrel and S. Domingos mines, located in the known Iberian Pyrite Belt, make up a huge geomining spoil resulting from centuries of research. Sustained by a clear paradigm of non-formal education, this investigation aimed at bringing population closer to the richness they own, enhancing the museological geomining character of S. Domingos mine and mainly of Aljustrel mines. The patrimonial character of the mines has to be stressed, drawing one’s attention upon their promotion and preservation too. Firstly a detailed report both on the whole property of these mines, and the geological and historic context was made, which was accomplished through a criterious bibliographic selection as well as a photographic collection of great part of the still existing spoil in the Aljustrel mines. Afterwards teachers’ conceptions on museological geomining issues were identified (questionnaire A). Teachers’ selection for this study’s sample was mainly due to the role played by them as vehicles in the scientific and technologic culture promotion. In summer two workshops on Geology were planned and held. Guidelines were supplied so as to make participants’ understanding on the subject easier. Questionnaire B was then used to assess those workshops. The results out of questionnaire A’s analysis stated teachers have got steady museological concepts. Nevertheless, it is worrying to realise they do not participate in workshops on scientific promotion. Besides they do not seem to be that informed about the existence of workshops on Geology in summer, despite feeling interested in participating in them. According to questionnaire B’s results participants in workshops on Geology in summer did not only learn new concepts in geomining area, but also awoke for the importance of visiting mines regarding Geomining Museology promotion. This way the role played by those workshops demonstrated the Geomining Museology importance concerning scientific and technologic culture promotion. Such a contribution is likely to be improved by the CD-Rom included, planned along with this study, whose main goal is to make the promotion of the geomining heritage of Aljustrel easier, based on New Technologies of Information.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.titleContributo da museologia geomineira das minas de Aljustrel para a divulgação da cultura científica e tecnológica: das concepções dos professores à implementação de duas acções de geologia no verãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Ensino de Geologia e Biologiapt_PT
Appears in Collections:DEP - Artigos
UA - Dissertações de mestrado
DGeo - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
53.pdf24.78 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.