Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Paula Celeste da Silvapt_PT
dc.contributor.advisorVilarinho, Paulapt_PT
dc.contributor.advisorPedreiro, Antóniopt_PT
dc.contributor.authorAmorim, Bernardo Nuno Guerrapt_PT
dc.date.accessioned2019-04-17T08:41:51Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25802-
dc.description.abstractIt is estimated that, in industrialized societies, over 9 to 10 Kg of tires per habitant are annually discarded and pilled in huge deposits with serious environmental problems associated. It is of maximum importance recycling used tires and developing new applications and new products of recycled tires. In this work, recycled tire granulates, produced by RECIPNEU, are incorporated in polylactic acid (PLA) to prepare polymeric composite formulations to be extruded into a filament for sustainable additive manufacturing of an acoustic panel. The preparation of the formulations involved a first theoretical/modelling study based on the mechanical properties and density to “guide” the establishment of the amount of recycled tire granulates to be included. Then, some formulations containing rubber percentages from 10 to 60 wt.% were prepared using a Brabender mixer. Then, upon extrusion of the filaments with the different formulations, it was verified that the composite mixture containing 20 wt.% of rubber was the one presenting a higher degree of homogeneity despite its brittleness. A plasticizer, namely glycerol, was added to improve the filament flexibility and allow its rolling. A printable filament was obtained, and small prototypes of acoustic type panels were printed. Acoustic properties were determined in the laboratory of Professor Doctor Luís Godinho, director of the Department of Civil Engineering of the University of Coimbra, using the Wave Impedance Tube method, and were compared with similar shaped printed pure PLA. Resuming, recycling tires waste were successfully incorporated in PLA and the polymeric composites could be extruded in filament form that can be used as a sustainable material for additive manufacturing. The acoustic performance of the printed panels, tested by Wave Impedance Tube method, revealed an inferior performance when compared with standard mineral wool sample, being necessary to perform more studies in this fieldpt_PT
dc.description.abstractEstima-se que, em sociedades industrializadas, cerca de 9 a 10 Kg de pneus por habitante são, anualmente, descartados e despejados em enormes depósitos que acarretam sérios problemas ambientais. É de extrema importância reciclar pneus usados e desenvolver novas aplicações e novos produtos tendo por base os pneus reciclados. É precisamente este o enquadramento em que se realiza este trabalho de mestrado. Neste trabalho, granulados de pneus reciclados, produzidos pela RECIPNEU, são incorporados em ácido poliláctico (PLA) de forma a preparar formulações de compósitos poliméricos para serem extrudidos em forma de filamento e serem, posteriormente, testados como material sustentável para manufatura aditiva de um painel acústico. A preparação das formulações envolveu um estudo teórico prévio, baseado nas propriedades mecânicas e densidade, para definir a quantidade de granulados de pneus reciclados a ser incorporada. De seguida, formulações contendo 10 a 60 %, em peso, de granulados de borracha foram preparadas usando uma misturadora Brabender. Após extrusão dos filamentos com as diferentes formulações, verificou-se que o compósito contendo 20 %, em peso, de granulado de borracha foi o que apresentou a melhor homogeneidade, apesar da sua fragilidade. Adicionou-se um plasticizante, glicerol, de modo a melhorar a flexibilidade do filamento e permitir o seu enrolamento. As condições de extrusão foram otimizadas de modo a obter um filamento capaz de ser impresso, sendo este testado através da impressão de um pequeno protótipo de um painel acústico. As propriedades acústicas foram determinadas pelo Dr. Luís Godinho, Diretor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, através do método do tubo de impedância, e comparadas com uma amostra de PLA puro, de forma idêntica. Resumindo, os granulados de pneus reciclados foram incorporados com sucesso em PLA, sendo possível extrudir os compósitos poliméricos em forma de filamento que pode ser usado como material sustentável para a manufatura aditiva. É possível imprimir painéis customizados, contudo estes não apresentam boas propriedades acústicas, não sendo, na sua forma atual, uma boa solução para soluções acústicas. A percentagem de borracha necessita de ser otimizada, de modo a melhorar a performance acústicapt_PT
dc.language.isoengpt_PT
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-007679pt_PT
dc.relationFCT Ref. UID /CTM /50011/2013pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectRubberpt_PT
dc.subjectRecyclingpt_PT
dc.subjectCryogenic processpt_PT
dc.subjectThermoplasticpt_PT
dc.subjectFilament extrusionpt_PT
dc.subjectAdditive manufacturingpt_PT
dc.subjectAcoustic panelpt_PT
dc.subjectCircular economypt_PT
dc.titleExploration of recycled tires for development of new productspt_PT
dc.title.alternativeExploração de pneus reciclados para desenvolvimento de novos produtospt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202233286-
dc.description.masterMestrado em Engenharia de Materiaispt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEMaC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf2.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.