Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25780
Title: Pela mão de Clio: a reescrita da história em Mário de Carvalho
Author: Melanda, Paula Cristina de Oliveira
Advisor: Lisboa, Eugénio
Defense Date: 2001
Abstract: Retomando a musa da História o seu lugar de inspiração na poética da pós-modernidade, assistiu-se, após uma fase de claro declínio que atravessou todo o século XIX e primeira metade do século XX, à promoção e rejuvenescimento do género histórico. Por meio de um processo de remodelação que chamou a si o que melhor que havia da tradição, o romance histórico contemporâneo, opta por formas de escrita mais arrojadas e abandona a atitude contemplativa da História que caracterizava o romance oitocentista de Scott e dos seus seguidores, só por si insuficiente, para, na sua fase terciária, optar por integrar na sua estrutura mecanismos de leitura crítica do mundo, restabelecendo, por meio de um diálogo irónico com a História, a ética da fábula e revelando, por meio de processos parodísticos e metaficcionais, a cosmogonia pessoal de um narrador/contador ideologicamente empenhado. A Metaficção historiográfica, definição de Linda Hutcheon para nomear a ficção histórica contemporânea, apresenta, por conseguinte, uma leitura crítica e problematizante da História e baseia-se no truísmo de que a História é uma história a ser recontada e reescrita de diferentes formas e perspectivas. É nesta categoria de novos contadores de Histórias que perfilha Mário de Carvalho. Assume-se, para efeitos hermenêuticos, que a obra de Mário de Carvalho se desenvolve em função de duas fundamentais linhas orientadoras: uma linha que faz uma apresentação mais subversiva e fantástica da História: O Livro Grande de Tebas, Navio e Mariana, Contos da Sétima Esfera, Fabulário, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, e Contos Vagabundos; outra linha que nos apresenta a História de forma mais contida, respeitando o decoro clássico do género, consignado na expressão de «retro-romance» de Osvaldo Manuel Silvestre: O Conde Jano, Os Alferes, A paixão do Conde de Fróis, Quatrocentos Mil Sestércios e Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde. Estes são textos que reflectem, de uma forma ou de outra, esta assumida forma de revisitar a História, à qual, mais do que a sátira dolorosa e feroz, convém a ironia subtil e o divertimento instantâneo dissolvidos por uma discreta melancolia a revelar uma certa perturbação face às coisas, sempre incertas, da vida e do mundo.
As the muse of History has retaken its place as inspirer in the Poetics of postmodernism, the promotion and renewing of the historical gender, after a period of clear decline throughout the XIX and the first half of the XX centuries, became clear. The historical novel as it is known today underwent, therefore, a renewing process, that took on board the best that tradition coulf offer and challenging new daring ways of writing upon History instead of accepting History’s contemplative attitude that characterized the classic pattern of writing historical novels. The postmodern historical novel, in its third phase, managed to integrate in its plot parodic and metafictional procedures in an ironic dialogue with History, as critical devices of understanding the world. Eventually, the ethics of storytelling converged along the path as a way of revealing the ideological view of the author lying beneath. Historiography Metafiction, as defined by Linda Hutcheon, to name the postmodern historical fiction presents, thus, a critical and problematizing rethinking of Historical knowledge, basing itself upon the fact that History is a story that may be retold and rewritten in as many ways and perspectives. Mário de Carvalho belongs to this kind of new storytellers. One may assume, hermeneutically speaking, that Mário de Carvalho’s work divides itself into two main guidelines: the first one rewrites History in a more subversive and fantastic way, O Livro Grande de Tebas, Navio e Mariana, Contos da Sétima Esfera, Fabulário, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, e Contos Vagabundos; the second one rewrites History in a more restrained way, namely respecting the classical way of Scott’s classical novel: O Conde Jano, Os Alferes, A paixão do Conde de Fróis, Quatrocentos Mil Sestércios e Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde. Both ways, however, assuming this new way of revisiting History to which, instead of painful satire better suits the subtleness of irony and humour melted in a discrete sadness that, ultimately, undermines a certain consciousness of things and facts, always uncertain, of life and the world.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25780
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
44.pdf609.21 kBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.