Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25762
Title: Concepções e práticas dos professores relativas ao trabalho experimental no ensino da física
Author: Silva, Joana Maria Tavares de Almeida e
Advisor: Lopes, Joaquim Bernardino de Oliveira
Defense Date: 2001
Abstract: Este trabalho, de natureza empírica, insere-se no domínio do Trabalho Experimental no ensino da Física do Ensino Secundário. Trata-se de um estudo qualitativo com base em dois estudos de caso. Espera-se com este estudo contribuir para implementar de forma consistente o Trabalho Experimental na prática lectiva. Com esse fim, estabeleceram-se como objectivos prioritários deste estudo: (i) identificar as concepções destes professores (ii) descrever e interpretar práticas de sala de aula relativas à realização de Trabalho Experimental (iii) analisar a influência destas concepções acerca do Trabalho Experimental nas suas práticas de sala de aula (iv) explorar a possibilidade de haver concepções implícitas (e não conscientes) associadas à prática de sala de aula (v) analisar a influência de outros factores condicionantes da interacção entre as concepções dos professores e as suas práticas de sala de aula relativas à realização de Trabalho Experimental. Assim, na primeira fase, foi feita uma revisão da literatura tendo em vista situar claramente o trabalho relativamente a outros quadros conceptuais. Na segunda fase, através de uma entrevista semi estruturada e de material produzido e/ou seleccionado pelos próprios professores, complementada com informações recolhidas junto destes, inferiram-se concepções dos professores, em particular as relativas ao Trabalho Experimental. Na terceira fase, descreveram-se as práticas de sala de aula e em particular o modo como é implementado o Trabalho Experimental em sala de aula, a partir de gravações audio de aulas de Trabalho Experimental complementadas com informações recolhidas junto dos professores e de material produzido e/ou seleccionado pelos próprios. Do confronto entre os resultados das segundas e terceira fases do estudo inferiram-se alguns traços característicos relativos às práticas dos dois professores, como a dificuldade em lidar com o desfasamento entre os resultados experimentais esperados e os frequentemente obtidos, o predomínio do discurso do professor na interacção oral e a constante intervenção do professor face aos grupos de alunos, a evocação da falta de tempo para leccionar o programa e a preocupação em que os alunos adquiram todos os conceitos considerados indispensáveis à passagem no exame do 12º ano, bem como algumas hipóteses relativas à articulação entre as práticas e as concepções dos professores. Os resultados deste estudo indiciam que a existência de falta de formação na área científica da Física e desconhecimento de como fazer a transposição didáctica dos resultados da investigação são decisivos para as práticas de sala de aula. Mostram também a importância primordial da articulação coerente das concepções dos professores acerca do ensino aprendizagem com as suas concepções acerca da natureza da ciência na modelação do comportamento dos professores em sala de aula. Há ainda indícios de que a falta de conhecimentos científicos, ou o seu fraco domínio, é um obstáculo à adopção de práticas inovadoras e de a “prática reflexiva” ser fundamental para a contínua reavaliação e refinamento quer das concepções quer das práticas.
This work, of empirical nature, is inserted in the domain of Experimental Work of the Physics teaching on Secondary Education. It is concerned with a qualitative study taking two case studies as a basis. This investigation aims to contribute to implement in a consistent way the Experimental Work on the practical teaching. In order to accomplish that goal, some priority aims were established: (i) to identify the conceptions of these teachers (ii) to describe and to interpret classroom practical teaching related to Experimental Work performance (iii) to analyse the influence of these conceptions concerning the Experimental Work in its classroom practical teaching (IV) to explore the possibility of having implicit conceptions (and not conscientious) associated with classroom practical teaching (V) to analyse the influence of other factors that may influence the interaction between the teachers conceptions and their classroom practical teaching concerning the Experimental Work. Thus, in the first phase, a survey through literature was made in order to clearly point out the work towards other conceptual frames. In the second phase, through a semi-structured interview and of material produced and/or selected by the teachers themselves, complemented with information collected through them, teachers conceptions had been inferred, in particular the ones concerning the Experimental Work. In the third phase, the classroom practical teaching was described and in particular the way the Experimental Work in classroom is implemented, taking into consideration the audio recordings of Experimental Work lessons complemented with information collected through the teachers and of material produced and/or selected by themselves. By the comparison between the results of the second and third phases of the study some peculiarities were inferred concerning the practical teaching of the two teachers, as the difficulty in dealing with the gap between the expected experimental results and those frequently obtained, the predominance of the teacher`s speech in his verbal interaction and the constant intervention of the teacher facing the groups of pupils, the evocation of lack of time to teach the syllabus and the concern with the fact the pupils acquire all the considered necessary concepts to pass the final examination of the 12th form, as well as some hypotheses concerning the link between the practical teaching and the teachers conceptions. The results of this study accuse that the existence of lack of formation in the scientific area of Physics and the unfamiliarity to make the pedagogical transposal of the results of the research are conclusive to the classroom teaching. They also show the primordial importance of the coherent link of the teachers conceptions concerning teaching and learning with their conceptions about the nature of science in moulding the teachers` behaviour in classroom. It still has indications that the lack of scientific knowledge, or its weak domain, is an obstacle to the use of new ways of teaching and that the “reflective teaching” is essential for the continuous re-evaluation and refinement of the conceptions and classroom teaching.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25762
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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