Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25742
Title: Comportamento do consumidor no turismo sustentável: o caso de Sever do Vouga
Author: Amaral, Vitória da Rocha
Advisor: Vale, Vera Teixeira
Keywords: Turismo Sustentável
Imagem do Destino
Comportamento do Consumidor
Defense Date: 25-Jul-2018
Abstract: Esta dissertação tem como principal objetivo perceber qual a imagem de Sever do Vouga na mente do consumidor, assim como quais as suas motivações para escolher Sever do Vouga como destino e ainda o seu comportamento perante o turismo sustentável neste mesmo local. Este problema surge de três questões: Qual a imagem de Sever do Vouga na mente do consumidor? Quais as suas motivações para escolher Sever do Vouga como destino? Qual o comportamento do consumidor perante o turismo sustentável em Sever do Vouga? De forma a dar resposta às perguntas acima mencionadas, foi desenvolvida uma Revisão de Literatura, ou seja, pode considerar-se que foi utilizada uma metodologia de foro qualitativo, que serve como base para todo o estudo. Através da literatura foi possível construir um modelo teórico, onde se podem encontrar os construtos que o compõem assim como as hipóteses levantadas. Partindo do modelo, passou-se para a parte quantitativa do estudo, na qual se elaborou um questionário, cujos resultados foram analisados utilizando duas ferramentas: o SPSS, que serviu para estudar estatisticamente os dados, ou seja, analisar descritivamente a amostra e também testar a confiabilidade das escalas. Por outro lado, recorreu-se ao programa AMOS para realizar o modelo das equações estruturais, com o objetivo de validar as hipóteses definidas anteriormente. Após o seu desenvolvimento, o modelo das equações estruturais permitiu validar seis das sete hipóteses levantadas e concluindo-se que as motivações, as atitudes e a satisfação do consumidor têm influência positiva na sua intenção comportamental. Ao mesmo tempo, através do questionário foi possível entender atribuem a Sever do Vouga vários atributos, dos quais se destacam a gastronomia, as atrações culturais e históricas e a hospitalidade. Ainda através do questionário realizado foi possível perceber que os consumidores consideram Sever do Vouga um bom local para a prática do Turismo Sustentável, sendo que se sentiriam mais atraídos a visitar o local se soubessem que as unidades turísticas estão comprometidas com esta prática. Assim, confirma-se que a Intenção Comportamental do Consumidor em Sever do Vouga se relaciona com a prática do Turismo Sustentável.
The main objective of this dissertation is to understand the way in which the consumer views Sever do Vouga, as well as their motivation to choose Sever do Vouga as a travel destination. Furthermore, it seeks to understand the behavior of the consumer in relation to sustainable tourism in this location. This problem arises due to three questions: What image does Sever do Vouga have in the consumer’s mind? What motivation does the consumer show when choosing Sever do Vouga as a travel destination? What is the consumer’s behavior in relation to sustainable tourism in Sever do Vouga? In order to answer the above mentioned questions, a literary review was undergone, in which the use of qualitative methodology was applied and which serves as a basis for the entire study. Through the use of literature, a theoretical model was constructed, in order to develop several hypothesis. Starting from this model, a passage to the quantitative part of the study was made, where a survey was elaborated and whose results were analyzed using two tools: SPSS which served to study statistic data, so as to analyze the sample description and to test the reliability of the scales. On the other hand, we resorted to the AMOS programme to undertake the structural equations of the model, with the aim of evaluating the hypothesis defined beforehand. After its development, the structural equation model allowed for the validation of six of the seven hypothesis surveyed and it was concluded that the motivation, the attitudes and consumer satisfaction has a positive influence on the behavioral intention. At the same time, through the questionnaire, it was possible to see that various attributes were given to Sever do Vouga, highlighting gastronomy, the cultural and historical attractions and hospitality. Furthermore, the questionnaire ascertained the prospect to perceive that consumers consider Sever do Vouga a good location for the practice of sustainable tourism, being that they were more attracted to visiting the location when they discovered that the local tourist units were involved in this practice. Therefore, it can be confirmed that the Behavioral Intention of the Consumer in Sever do Vouga is related to the practice of Sustainable Tourism.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25742
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf2.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.