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http://hdl.handle.net/10773/25740
Title: | A importância do capital de marca interno na criação de valor em serviço |
Author: | Lima, Inês Lopes da Costa |
Advisor: | Oliveira, Manuel Au-Yong Madaleno, Mara Teresa da Silva |
Keywords: | Gestão de Marca Interna Capital de Marca Interno Capital de Marca baseado no Colaborador, Marca do Empregador Estratégia de Marca. |
Defense Date: | 8-Nov-2017 |
Abstract: | A evolução dos mercados e o aumento sempre crescente da competitividade
obriga as organizações a encontrar novas formas de se reinventarem. Neste
contexto de intensa concorrência global, as estratégias de diferenciação
baseadas na Marca e na prestação do Serviço são primordiais na
diferenciação no mercado. De acordo com os princípios da Lógica de Serviço
Dominante a nossa perspetiva é de que o sucesso das organizações depende
da participação de todos os intervenientes diretos da organização. A Marca
Interna adquire uma maior importância em consequência do seu efeito nos
colaboradores, elevando, assim, a importância da Gestão de Marca Interna e
sua influência na entrega do Serviço. Perspetivamos, ainda, que a construção
de Serviço é dependente do Capital de Marca baseado no Colaborador, área
sobre a qual o foco científico é emergente, contudo, ainda insuficiente. Nesta
linha de entendimento, a tangibilização do processo de Gestão de Marca
Interna é essencial em diversas decisões de gestão. Tradicionalmente, ainda
não existe uma sistematização objetiva destes indicadores que permita
mensurar o envolvimento dos colaboradores sob esta visão. Propõe-se, assim,
a sistematização de métodos de construção de indicadores de desempenho
que permitam dar resposta sobre qual o alinhamento dos colaboradores em
relação à estratégia de Marca e qual o grau de alinhamento destes
considerando os pressupostos em torno do Capital de Marca baseado no
Colaborador. Este estudo tem por base o proposto Modelo de Cadeia de Valor
da Co-criação e Identidade de Marca, baseado na integração de diferentes
temáticas oriundas da literatura da gestão. A metodologia adotada assenta na
apresentação de um estudo de caso numa empresa multinacional de caráter
industrial de Business-to-Business. Sugere-se uma abordagem metodológica
para que, de futuro, seja possível avaliar o impacto dos investimentos
estratégicos de Gestão de Marca Interna e, consequentemente do Capital de
Marca baseado no Colaborador. Procurou-se conciliar a literatura existente
sobre o tema com uma pesquisa qualitativa desenvolvida no seio da
organização e os resultados dos questionários de satisfação de colaboradores
recolhidos internamente na organização em estudo, para os anos de 2011 a
2017. Os resultados comprovam que o exposto é não só premente como
exequível e cuja aplicação depende da construção de uma cultura integrativa
entre os diferentes departamentos das organizações. Consequentemente, tal é
possível através do desenvolvimento de uma estratégia de Gestão de Marca
na qual a componente interna seja subsequente da estratégia de modelo de
negócio. The evolution of markets and the ever-increasing competitiveness, which they are subjected to, requires that organizations are able to find new ways of reinventing themselves. In this context of intense global competition, differentiation strategies based on the Brand and on service delivery are paramount for differentiation in the market. According to the principles of the Dominant Service Logic our perspective is that the success of organizations depends on the participation of all the direct actors of the organization. Internal Branding acquires greater importance as a consequence of its effect on employees, thus raising the importance of Internal Brand Management and its influence on the delivery of the Service. We also share the perspective that the construction of Service is dependent on Employee-based Brand Equity, an area in which scientific focus is still emerging, and is still insufficient. Thus, the tangibilization of the Internal Brand Management process is essential to a number of management decisions. Traditionally, there is not yet an objective systematization of these indicators that allows for the measurement of the involvement of employees under this vision. Therefore, we propose a systematization of the methods for constructing key performance indicators that will allow us to answer questions concerning the alignment of employees in relation to the Brand strategy and the degree of alignment of these considering the assumptions around Employee-based Brand Equity. This study is based on the proposed Co-creation and Brand Identity Value Chain Model, based on the integration of different themes from the management and brand management literature. The methodology adopted is based on the presentation of a case study in a multinational industrial Business-to-Business organization. An approach is suggested so that, in the future, it will be possible to evaluate the impact of strategic investments in Internal Brand Management and, consequently, Employee-based Brand Equity. We sought to reconcile the existing literature on the subject with a qualitative research effort developed within the organization in focus and the results of employee satisfaction questionnaires collected internally in the organization for the years 2011 to 2017. The results indicate that the above is not only as urgent as it is feasible and whose application depends on the construction of an integrative culture between the different departments of the organization. Consequently, this is possible via the development of a Brand Management strategy in which the internal component is of paramount importance to the business model strategy. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25740 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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