Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25735
Title: Irene Lisboa: o lugar do «outro»
Author: Barosa, Margarete Lopes Rodrigues
Advisor: Lisboa, Eugénio
Defense Date: 2001
Abstract: O presente trabalho começa por traçar uma breve biografia de Irene Lisboa (1892-1958), através da qual se pretende situar a produção textual da autora num tempo, num espaço e num percurso biográfico, que certamente terão enformado a consciência que se manifesta na obra literária. Ainda numa primeira parte, procede-se a uma apresentação geral da obra publicada em volume e a uma breve referência à muito favorável recepção crítica que rodeou a publicação dessa obra. Seguidamente, partindo de uma perspectiva que vê, na obra de Irene Lisboa, uma abertura de um “eu” / narrador a um “outro”, que é símbolo da diversidade e vida do mundo exterior, o presente trabalho propõe-se estudar o movimento de abertura que conduz o “eu” ao “outro” e que se manifesta no irreprimível gosto em fixar, literariamente, esse “outro”, tendo por base de trabalho um corpus constituído pelas seguintes obras: Solidão, Apontamentos, Solidão II, Começa Uma Vida, Voltar atrás para Quê?, Esta Cidade!, O Pouco e o Muito, Título Qualquer Serve e Crónicas da Serra. Num terceiro momento, o trabalho debruça-se sobre a relação “eu” / “outro”, transposta para o binómio autor /leitor (com uma breve mas necessária incursão pela questão do recurso à pseudonímia e pela relação autor / editor) e reflecte sobre as possíveis razões que poderão explicar o afastamento do grande público (não obstante o entusiasmo da crítica) de uma obra que formula um permanente convite à leitura e que é, em si mesma, um diálogo original e livre com um elenco extenso e variado de personagens, com o leitor e consigo mesma.
The current work begins by the drawing of a short biography of Irene Lisboa (1892-1958), with the purpose of locating the author’s production upon a time, a space and a lifetime, which have certainly influenced the conscience revealed in the literary work. In this first part of the essay, we briefly present the author’s published work, referring the critics’ warm reception of that work. Next, from a point of view that finds, in Irene Lisboa’s work, an opening movement from a “self”/narrator to an “other”, which symbolizes the diversity and life of the outer world, we suggest a study of the movement that leads the “self” to the “other”, shown on the irrepressible desire of literarily grasping that “other”. This study is based on the following works: Solidão, Apontamentos, Solidão II, Começa Uma Vida, Voltar atrás para Quê?, Esta Cidade!, O Pouco e o Muito, Título Qualquer Serve e Crónicas da Serra. A third moment of this essay analyses the relationship between the “self” and the “other”, transposed to the binomial author/reader (with a short but necessary approach to the use of pseudonyms and to the relationship between the author and the publisher) and considers the reasons that could possibly explain the public’s withdrawal (in spite of the critics’ applause) towards a work that offers a permanent invitation to read, a work that represents a free and original dialogue with a large and heterogeneous group of characters, with the reader and with itself.
Le travail ci-présenté commence par esquisser une biographie résumée d’ Irene Lisboa, à travers laquelle nous voulons situer la production textuelle de l’auteur dans un temps, un lieu et un parcours biographique, qui auront, certainement, influencé la conscience qui est mise en évidence dans l’oeuvre littéraire. Dans cette première partie, nous présentons, encore, de façon générale, l’oeuvre publiée en volume et nous abordons le très favorable accueil critique qui a entouré l’édition de cette oeuvre. Ensuite, selon une perspective qui détache, dans l’oeuvre d’Irene Lisboa, un mouvement d’ouverture d’un “je” / narrateur vers un “autre”, symbole de la diversité et de la vie du monde extérieur, ce travail essaie d’étudier ce mouvement d’ouverture qui conduit le “je” à un “autre” et qui se manifeste par un irréprimable désir de fixer, littérairement, cet “autre”, ayant, à la base, un corpus constitué par les oeuvres Solidão, Apontamentos, Solidão II, Começa Uma Vida, Voltar atrás para Quê?, Esta Cidade!, O Pouco e o Muito, Título Qualquer Serve e Crónicas da Serra. Dans un troisième moment, le travail se penche sur la relation “je” / “autre”, transposée dans le binôme auteur / lecteur (avec un bref mais nécessaire voyage dans le problème du recours à la pseudonymie et dans la relation auteur / éditeur) et réfléchit sur les raisons qui pourront peut-être expliquer l’écartement du grand public (malgré l’enthousiasme de la critique) d’une oeuvre qui formule une permanente invitation à la lecture et qui est un dialogue original et libre avec un vaste et varié groupe de personnages, avec le lecteur et avec l’oeuvre elle-même.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25735
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

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