Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25730
Title: Conceções de professores de ciências naturais e matemática do 2º CEB sobre pensamento crítico
Author: Silva, Filipa Sofia Oliveira
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Pensamento crítico
Conceções dos professores
Estratégias
Atividades
Defense Date: 17-Jul-2018
Abstract: Numa sociedade caracterizada pelas constantes alterações do conhecimento científico e tecnológico, torna-se fortemente importante educar e criar cidadãos, com as competências necessárias para que estes acompanhem e deem resposta às mudanças com que se deparam. Nesta perspetiva, importa mencionar o papel do professor no desenvolvimento dessas competências, sendo este um agente ativo nesse processo. Assim, o presente estudo foi desenvolvido com professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico, das disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, cuja finalidade se prendia com o levantamento das perceções dos professores sobre o pensamento crítico, em contexto sala de aula. No seguimento da finalidade, estabeleceu-se a seguinte questão de investigação: Quais as perceções dos professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico de Matemática e Ciências Naturais sobre a promoção do pensamento crítico? Assim, o presente estudo encontra-se assente num plano de estudo de caso, de pendor qualitativo sendo que, para tal, procedeu-se, numa primeira fase, à pré-implementação de um guião de entrevista, selecionaram-se os participantes e o entrevistador preparou-se para a realização das entrevistas, favorecendo uma apropriação alargada e aprofundada da mesma. Posteriormente, seguiu-se a segunda fase, de implementação das entrevistas a três professores do 2.º CEB, no âmbito das disciplinas de Matemática e Ciências Naturais, de uma escola da região Centro de Portugal. As entrevistas realizadas foram áudio gravadas. Por fim, a última fase, de pós-implementação consistiu em transcrever na totalidade as entrevistas realizadas e, por fim, a analisar dos dados recolhidos. Os resultados obtidos são indicadores das perceções de pensamento crítico dos três professores. Tendo em conta os mesmos, estes podem agrupar-se em três categorias: as perceções de pensamento crítico dos professores, a promoção do pensamento crítico em sala de aula, e as dificuldades por parte dos docentes na promoção deste tipo de pensamento. Relativamente às perceções de pensamento crítico os professores não revelaram conhecimentos claros sobre o que é este tipo de pensamento e o mesmo sucedeu-se com a identificação de estratégias e/ou atividades promotoras deste tipo de pensamento, em sala de aula. No que se refere às dificuldades na promoção deste tipo de pensamento estes identificaram a extensão dos programas curriculares e que por isso não possuem tempo em sala de aula para o promoverem. Este estudo constitui um modesto contributo para a importância da promoção deste tipo de pensamento e da necessidade de formação de professores uma vez que dadas as características da nossa sociedade, a sua promoção efetiva e intencional é essencial para criar cidadãos conscientes, interventivos, responsáveis e autónomos na sociedade
In a society characterized by the constant changes in scientific and technological knowledge, it is very important to educate and create citizens, with the necessary skills for them to follow and respond to the changes they are in. In this perspective, it is important to mention the role of the teacher in the development of these capacities, being an active agent in this process. Thus, the present study was developed with teachers of the 2nd cycle of basic education, in the context of the disciplines of Mathematics and Natural Sciences, whose purpose was to highlight the perceptions of teachers’ about critical thinking, in the classroom context. Following the purpose, the question of research was established: what are the teachers ' perceptions of the 2nd cycle of basic Mathematics and Natural Sciences on the promotion of critical thinking? This study is based on a case study plan, of qualitative character in which, in the first phase of the implementation, the participants were selected, and the interviewer prepared for the realization of the interviews, favoring an enlarged and thorough appropriation of the same. Followed the second phase, concerning conducted to three teachers of the 2nd cycle teachers teaching Mathematics and Natural sciences, at a school in the center of Portugal. The interviews performed were recorded through a recording device. Finally, the last phase of the implementation consisted in transcribing in full the interviews carried out and, finally, the analysis of the data collected. The results obtained are indicators of critical thinking of the teachers of the 2nd cycle. In view of the same, these can be grouped into three groups: teachers ' critical thinking perceptions, the promotion of the critical thinking in the classroom and the difficulties of the faculty in promoting this type of thinking. With regard to the critical thinking perceptions of the teachers’, they did not reveal clear knowledge of what this type of thinking is and the same was the case with the identification of strategies and/or activities promoting this type of thinking in the classroom. With regard to the difficulties in promoting this type of thinking they identified the extension of curricula and therefore do not have time in the classroom to promote this. This study constitutes a modest contribution to the importance of promoting this type of thinking and the need for teacher education. Given the characteristics of our society, the effective and intentional promotion of this thought is essential to create conscious and autonomous citizens in society
URI: http://hdl.handle.net/10773/25730
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf756.83 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.