Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25715
Title: A imagem de Portugal enquanto destino turístico no Japão
Author: Arakaki, Claudia dos Santos
Advisor: Breda, Zélia
Keywords: Japão
Portugal
Turismo
Japoneses em Portugal
Imagem de destino
Defense Date: 1-Sep-2017
Abstract: Embora Portugal tenha sido um dos primeiros países europeus a ter tido contacto com o Japão, permitindo uma relação especial e histórica entre ambos os países, Portugal é um país que os japoneses ainda não visitam tanto quanto visitam outros países na Europa. O presente trabalho pretende avaliar a imagem dos japoneses que já visitaram Portugal, bem como a dos que ainda não visitaram, para tentar perceber de que forma os operadores turísticos podem abordar e aumentar o número dos turistas japoneses em Portugal. Através de inquérito por questionário foi possível perceber que ainda há falta de informação sobre Portugal como destino turístico no Japão. A imagem dos que não visitaram é boa, embora ainda muitos imaginem que Portugal seja um país perigoso e que não vão conseguir se comunicar mesmo com a língua inglesa. Os que já visitaram elogiaram muito a gastronomia e acreditam que isso possa ser utilizado como marketing. Os que não visitaram confirmam que esperam experimentar os sabores portugueses, pois sabem que algumas das comidas japonesas tiveram influência da culinária portuguesa. Com a crescente popularidade a nível mundial de Portugal enquanto destino turístico, o número de turistas japoneses tem também aumentado, esperando-se que ainda cresça mais com o voo direto, pois o maior ponto negativo destacado em visitar Portugal foi a inexistência de voo direto. É importante saber lidar com os turistas japoneses para que os motivem a visitar Portugal, e que os que já visitaram repitam as visitas, sendo o primeiro passo perceber qual a imagem os japoneses possuem em relação a Portugal enquanto destino turístico e adotar as medidas necessários.
Although Portugal was one of the first European countries to have contact with Japan, having the two countries a special historical relationship, the Japanese people have not yet visited Portugal as much as they visit other European countries. The present work intends to evaluate the image of Portugal as a tourism destination from the point of view of the Japanese who have visited Portugal and those who have not yet visited, in order to try to understand how tour operators can approach and increase the number of Japanese tourists in Portugal. Through a questionnaire survey it was possible to realize that there is still a lack of information about Portugal as a tourism destination in Japan. The image of those who did not visit yet Portugal is good, although many still imagine that it is a dangerous country and they will not be able to communicate with the local population in English. Those who have visited have highly praised the gastronomy and believe that this can be used as a marketing strategy. Those who did not visit confirm that they expect to taste the Portuguese flavors, as they know that some of the Japanese food have influence from the Portuguese cuisine. With the increasing worldwide popularity of Portugal as a tourism destination, the number of Japanese tourists has also increased, and is expected to grow even more with planned direct flight, as the biggest negative point highlighted in visiting Portugal was the lack of a direct air connection. It is important to know how to deal with Japanese tourists so that they are motivated to visit Portugal, or repeat the visit, being the first step to understand what the image of the Japanese in relation to Portugal as a tourism destination and to adopt the necessary measures.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25715
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf2.06 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.