Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2560
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dc.contributor.advisorGrácio, José Joaquim de Almeidapor
dc.contributor.advisorDuarte, José Manuel Ferreirapor
dc.contributor.authorSimões, Fábio Jorge Pereirapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:09:20Z-
dc.date.available2011-04-19T14:09:20Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2560-
dc.descriptionDoutoramento em Engenharia Mecânicapor
dc.description.abstractA investigação centrada na optimização do comportamento mecânico e formabilidade de chapas metálicas tem conhecido desenvolvimentos importantes ao longo dos últimos anos. A tendência de redução de peso dos componentes conformados, principalmente no que se refere à indústria automóvel, deve-se a questões não só de índole económica, mas também ecológica. Neste caso, um dos caminhos consiste em investigar novas ligas dentro dos aços já usados, possibilitando uma redução da espessura das chapas, mantendo ou melhorando a performance dos componentes. O caminho alternativo é o uso de outros materiais. Em alternativa ao aço, as chapas de alumínio apresentam potenciais vantagens em termos de peso e resistência à corrosão, mas a sua baixa formabilidade tem vindo a limitar o leque de aplicações. A formabildade de chapas metálicas depende de um grande número de factores. O comportamento mecânico do material é apenas um deles. Neste trabalho pretende-se estudar o impacto da utilização de um processo alternativo para a produção de chapas, a laminagem assimétrica. O processo de laminagem assimétrica pretende impôr tensões de corte ao longo da espessura da chapa, originando o desenvolvimento de componentes de textura específicos, designados componentes de corte, além de promover o refinamento de grão. Tais componentes de textura, não alcançáveis pelos processos tradicionais de fabrico, são apontados como benéficos para a melhoria substancial da formabilidade das chapas de alumínio. A diminuição do tamanho de grão resulta, também, num incremento da resistência mecânica. A principal meta é então a obtenção uma combinação optimizada entre formabilidade e resistência mecânica, não alcançável com os processos tradicionais de laminagem seguida de tratamentos térmicos. Neste trabalho, chapas de alumínio 1050 são sujeitas a laminagem assimétrica e posterior tratamento térmico, com o intuito de estudar o impacto do procedimento no desenvolvimento de texturas cristalográficas conducentes a uma melhoria na formabilidade da chapa, e no refinamento do grão, com vista a optimizar a resposta mecânica. São realizados ensaios experimentais para avaliação do impacto dos diversos parâmetros da laminagem no comportamento mecânico das chapas, e discutidas estratégias de optimização do processo de laminagem assimétrica.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000222782por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLigas de alumíniopor
dc.subjectComportamento mecânicopor
dc.subjectCorte de metaispor
dc.titleAsymmetrical rolling of an aluminum alloy 1050por
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101172494-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEM - Teses de doutoramento

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