Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/25580
Título: Determinação da influência da composição de uma fragância na sua dispersão em áreas comerciais simuladas
Autor: Sousa, Adriana Oliveira de
Orientador: Oliveira, Eduardo Luís Gomes
Freitas, Francisco Avelino
Palavras-chave: Perfumes
Aromatização de áreas comerciais
Dispersão
Inquéritos
Intensidade do odor
Data de Defesa: 17-Dez-2018
Resumo: A performance de dois perfumes com propriedades organoléticas distintas foi avaliada com base nas suas dispersões e na capacidade de perceção olfativa de pessoas, que se deslocavam espontaneamente num recinto público da Universidade de Aveiro, através da realização de inquéritos. Com a realização de inquéritos em seis dias distintos, distribuídos num período de três meses, pretendeu-se perceber se as pessoas detetam e diferenciam fragrâncias distintas e ainda se detetam diferenças na mesma fragrância ao longo do tempo, como consequência da aromatização de um recinto público universitário que simula uma área comercial. Analisaram-se estatisticamente as respostas aos inquéritos com testes de hipóteses. Confrontaram-se estes resultados com as variações detetadas na composição do perfume ao longo do tempo, obtidas por análise quimiométrica (espectrofotometria de UV/Visível e regressão por mínimos quadrados parciais). Confirma-se que os inquiridos são sensíveis à presença de fragrâncias no ambiente e que são capazes de distinguir fragrâncias diferentes. Com a análise estatística a incidir nos valores de intensidade registados percebe-se de modo quantitativo que o sistema olfativo humano não percebe as variações de composição ocorridas no perfume ao longo de 74 dias. Com os valores de intensidades relatados verifica-se também que a taxa temporal do dispersor ótima é entre 10% e 20% de funcionamento em 24 horas. Recorreu-se a uma ferramenta numérica comercial para modelar a dispersão das fragrâncias estudadas. Recriou-se a dispersão tanto das concentrações dos perfumes como dos seus respetivos valores de odor. Constatou-se, efetivamente, que o dobro da taxa de funcionamento do difusor promove a dispersão do dobro da concentração e do dobro do valor de odor de um componente do perfume na área comercial simulada.
The performance of two perfumes with different organoleptic properties was evaluated based on their dispersions and the olfactory perception ability of people, who spontaneously moved in a public space of the University of Aveiro, through surveys. By conducting surveys on six separate days, spread over a period of three months, it was intended to see if people detect and differentiate fragrances and still detect differences in the same fragrance over time, as a consequence of the aromatization of a university public enclosure that simulates a commercial area. The answers to the surveys were statistically analysed with hypothesis tests. These results were compared with the variations detected in perfume composition over time, obtained by chemometric analysis (UV / Visible spectrophotometry and partial square minimum regression). It is confirmed that respondents are sensitive to the presence of fragrances in the environment and that they are able to distinguish different fragrances. With the statistical analysis to be applied to the recorded intensity values, it is quantitatively noticed that the human olfactory system does not perceive the composition variations occurring in the perfume over the course of 74 days. With the values of reported intensities, it is also verified that the optimum disperser rate is between 10% and 20% of operation in 24 hours. A commercial numerical tool was used to model the dispersion of the studied fragrances. The dispersion of both the concentrations of the perfumes and their respective odor values was recreated. It has been found that duplicating the diffuser operating rate promotes the dispersion of twice the concentration and double the odor value of a perfume component in the simulated commercial area.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25580
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DQ - Dissertações de mestrado

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