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http://hdl.handle.net/10773/25482
Title: | Campanha de comunicação digital para a promoção do turismo envolvendo a comunidade local |
Author: | Loureiro, Mariana Dezolt Reis |
Advisor: | Almeida, Ana Margarida Pisco |
Keywords: | Turimo Comunidade local Redes sociais Campanha de comunicação digital Conteúdo audiovisual |
Defense Date: | 2018 |
Abstract: | A presente dissertação descreve um estudo realizado em contexto
empresarial, cujo propósito foi a criação de uma campanha de comunicação
digital para a empresa Touch Portugal. O projeto centrou-se na exploração do
potencial dos conteúdos audiovisuais e das redes sociais para a promoção do
turismo envolvendo as comunidades locais.
Assim, a contextualização do trabalho inicia-se com a compreensão do turismo
em todas as suas dimensões, focando-se sobretudo na envolvência das
comunidades locais na promoção da atividade turística. Ademais, achou-se
relevante a incidência do estudo na criação de conteúdo audiovisual no
contexto turístico, envolvendo os novos canais de comunicação digital,
analisando exemplos de boas práticas.
Após a consolidação da revisão teórica anteriormente referida, procedeu-se à
análise da presença digital da empresa Touch Portugal, definindo estratégias
de abordagem à campanha digital a implementar. Como auxilio ao estudo do
público alvo, procedeu-se à realização de um inquérito. Consolidados estes
passos, iniciou-se a produção dos conteúdos digitais, procedendo-lhe um
Focus Group, como forma de validação e correção de potenciais falhas da
mesma.
Em suma, a consolidação de todo o estudo teórico resultou numa campanha
de comunicação digital, aplicada nas redes sociais Youtube, Facebook e
Instagram, da qual o presente projeto alcança a primeira etapa de uma
estratégia de implementação mais alargada. This article proposes the creation of the Digital Campaign for the Touch Portugal Company, which promotes sustainable tourism and the importance of the involvement of tourists with local communities. In this way, the contextualization of the project begins by studying tourism in all its dimensions, with special attention to the integration of Local Communities in the promotion of tourism activities. In addition, the study also focused on the creation of audiovisual tourism content, involving the new digital communication channels and analyzing existing practices. After completing the theoretical part previously mentioned, it was done an analysis to the digital presence of Touch Portugal, defining a strategy to implement in the digital campaign. As a helping tool for the study, it was done an online survey. The combination of these steps enabled the development of digital content, followed by a Focus Group, as a means of detecting possible flaws in the campaign. In short, the consolidation of the entire theoretical study resulted in a Digital Communication Campaign, applied to YouTube, Facebook and Instagram, in which the present project reaches the first stage of a larger implementation strategy. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25482 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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