Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/25480
Título: A cidade do Porto enquanto destino LGBTQ: uma análise do ponto de vista da oferta turística
Autor: Andrade, Helena Isabel de Castro Gil Barbosa
Orientador: Breda, Zélia
Dinis, Maria Gorete Ferreira
Palavras-chave: Porto
Turismo LGBTQ
Gay
LGBTQ-friendly
Gay-friendly
Alojamento turístico
Oferta turística
Discriminação do mercado
Preconceito sexual
Data de Defesa: 2018
Resumo: A orientação sexual de cada indivíduo possui um papel importante na sua identidade, papel esse que os motiva a realizar atividades de lazer e turismo específicas, tornando-os num nicho de mercado (Hughes, 1997). A comunidade LGBTQ consegue assim criar um segmento de mercado. A atitude da comunidade local perante este segmento limita a sua perspetiva de experiência de destino, tornando-se relevante analisar a recetividade em relação à comunidade gay. O Porto é visto como um destino de mérito turístico, evidenciando-se desde 2010 no mercado internacional. Contudo, perante a comunidade gay é visto como uma cidade conservadora, onde a maior parte da sua comunidade LGBTQ ainda se encontra no anonimato (PortugalGay, 2016). Assim este estudo, pretende averiguar se o município do Porto é associado a uma imagem de aceitação, inclusão e diversidade (World Tourism Organization, 2017). Para averiguar tal, efetuou-se uma metodologia mista em que se enviaram e-mails às unidades de alojamento, simulando clientes casais fictícios (homossexuais e heterossexuais) por forma a perceber se as respostas eram semelhantes àquelas que são oferecidos aos turistas heterossexuais, ou se pelo contrário existem sinais de preconceito com base na orientação sexual do turista, bem como a realização de uma entrevista aos profissionais hoteleiros.. Obteve-se uma taxa de resposta aos e-mails às unidades de alojamento de 41,07%. Os resultados indicam que nenhum dos colaboradores que respondeu ao e-mail, teve algum tipo de prática discriminatória perante a comunidade. Verificou-se também, que quando se perceciona uma observação de todos os e-mails que foram recebidos por parte dos alojamentos turísticos, não houve tal, como percebido através da análise estatística dos mesmos, em nenhum momento motivos para pensar que houve distinção por parte dos colaboradores ou das unidades de alojamento para tratarem de forma diferente o sexo ou a orientação sexual do turista.
The sexual orientation of each individual has an important role on his own identity, which motivates them to carry out specific leisure and tourism activities, making of them a niche market (Hughes, 1997) - the LGBTQ community creates market segmentation. The attitude of the host communities towards this segment limits its perspective of destination experience, making it relevant to analyse the receptiveness to the gay community. Oporto its seen as a destination of tourist merit: since 2010 it has evidencing itself in the international market; however, towards the gay community it is still seen as a conservative city, where most of its LGBTQ community is still living in the anonymity (PortugalGay, 2016). This study aims to investigate whether the municipality of Oporto is associated with an image of acceptance, inclusion and diversity (World Tourism Organization, 2017). To know this, a mixed methodology was carried out in which emails were sent through fictional couples (homosexuals) in order to see if the response was similar to those offered to heterosexual tourists, or if, on the offer side of accommodation’s units, there are signs of preconception based on the sexual orientations of the tourists; as well as an interview with the hotel professionals to which a comparative analysis was carried out. A response rate of 41,07% to the accommodation was obtained. The results indicate that none of the collaborators who responded to the email had any type of discriminatory practice before the community. It is also noticed that when one perceives an observation of all the emails that were received by the tourist lodgings, there was no such, as perceived through the statistical analysis of the same ones, at no moment there was reason to think that there was distinction by the employees or accommodation units to treat the tourist's gender or sexual orientation differently.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25480
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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