Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25477
Title: A imagem habitada : para uma perspetiva fenomenológica na representação do espaço arquitetónico
Author: Rebelo, Ana Miriam Machado
Advisor: Pombo, Fátima
Carneiro, José
Keywords: Fotografia
Arquitetura
Experiência
Subjetividade
Presença
Estação de metro
Defense Date: 2018
Abstract: A presente dissertação estrutura-se a partir de uma investigação de caráter projetual, que a partir de uma perspetiva fenomenológica, procura encontrar uma abordagem visual que possa contribuir para a representação e reflexão sobre o espaço arquitetónico, como lugar de experiência. Deste trabalho resultaram dois documentos, a dissertação que agora se apresenta e um objeto impresso intitulado Clareira. O projeto demarca-se de abordagens centradas na comunicação e interpretação de ideias arquitetónicas, concentrando-se na existência material e no devir da obra. Do ponto de vista formal, procura distanciar-se do legado da objetividade fotográfica – particularmente dominante no campo da fotografia de autor que toma a arquitetura como objeto – assumindo, assim, uma perspetiva marcadamente subjetiva. A estação de metro da Trindade, na cidade do Porto, foi escolhida como caso de estudo, funcionando como laboratório de experimentação de estratégias visuais que procuram dar resposta àquela que constitui a principal questão de investigação: de que forma pode a fotografia abordar o espaço arquitetónico de uma perspetiva fenomenológica, contribuindo assim para o entendimento das relações entre indivíduo e espaço construído? Num momento em que as imagens se substituem cada vez mais à experiência do espaço arquitetónico e se tornam matéria a partir da qual se reflete e constrói entendimento sobre a arquitetura, este projeto procura contribuir para a afirmação de uma prática fotográfica que se assume como instrumento de investigação do real, participando não apenas na reflexão sobre a vivência do espaço construído, mas também na construção do ambiente em que vivemos, no sentido em que a arquitetura também se constrói através de imagens.
The present dissertation is a projective study supported by a theoretical framework, which from a phenomenological perspective, seeks to find a visual approach that can contribute to the reflection and representation of architectural space as a place for experience. Within this project we produced two documents, the present work as well as the printed object Clareira. Our project demarcates itself from approaches centered on the communication and interpretation of architectural ideas, concentrating on the material existence and the becoming of buildings. At the same time, this project seeks to move away from the formal legacy of photographic objectivity, particularly dominant in the field of art photography that takes architecture as an object, by assuming a purposefully subjective perspective. Trindade subway station, in the city of Porto, was chosen as a case study, working as a laboratory for experimenting with different visual strategies in order to answer our main research question: how can photography approach architectural space from a phenomenological perspective, hence contributing for the understanding of the relations between the individual and built environment? At a time when images are increasingly replacing the experience of architectural space and becoming a base from which to reflect on architecture, this project seeks to contribute to the affirmation of a photographic practice that assumes itself as an instrument for investigation of the real, reflecting on the experience of the built space but also actively participating in the construction of the environments in which we live in, as architecture is also constructed through images.
URI: http://hdl.handle.net/10773/25477
Appears in Collections:DBio - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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