Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25475
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dc.contributor.advisorCarneiro, Maria João Aibéopt_PT
dc.contributor.advisorRamos, Dina Maria Barreirapt_PT
dc.contributor.authorLopes, Sara Raquel Ferreira da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2019-03-01T14:20:04Z-
dc.date.available2019-03-01T14:20:04Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25475-
dc.description.abstractO aumento da procura do turismo de saúde e bem-estar torna evidente a necessidade de compreender a satisfação dos visitantes relativamente às estâncias termais e território envolvente. No entanto, os estudos que avaliam a satisfação dos consumidores relativamente a estâncias ou destinos termais são ainda bastante fragmentados e não examinam um conjunto abrangente de atributos neste âmbito. A presente dissertação tem como objetivo analisar a satisfação dos visitantes relativamente à Estância Termal da Curia e ao território envolvente. O estudo apresentado teve por base uma revisão bibliográfica, bem como a administração e análise de dados de questionários realizados aos utilizadores da Estância Termal da Curia e do seu território. Este estudo permitiu obter uma perspetiva abrangente da satisfação dos visitantes relativamente à estância e território em análise. Análises de regressão mostram que a satisfação com o serviço e com os equipamentos da Estância Termal da Curia influenciam a satisfação geral relativamente a esta estância, apresentando o serviço uma maior influência neste âmbito. Ao nível do território, a satisfação com as atrações turísticas tem uma maior influência na satisfação geral com o território do que a satisfação com os equipamentos de apoio. A fidelização à Estância Termal da Curia e ao território envolvente é mais influenciada pela satisfação geral com a Estância, embora a satisfação geral com o território também influencie esta lealdade. Conhecer os mercados alvo da estância e do território da Curia permite, às empresas que nele operam, a adaptação da sua oferta, visando satisfazer as necessidades dos seus mercados. Pode permitir também a fidelização com o destino, possibilitando o regresso e recomendação da estância e do destino. A dissertação termina com a apresentação de linhas de orientação para que os gestores de estâncias e destinos termais possam melhorar o seu desempenho e, consequentemente, o destas atrações e dos destinos onde estas se localizam.pt_PT
dc.description.abstractThe increase in demand for health and wellness tourism makes evident that there is a need to understand visitors’ satisfaction regarding the thermal spas and surrounding territory. However, studies evaluating consumers’ satisfaction with thermal spas or thermal destinations are still very fragmented and a comprehensive set of broader attributes in this field isn´t analysed. This thesis aims to evaluate the visitors’ satisfaction regarding the Thermal Spa of Curia and the surrounding territory. The research was based on a literature review, as well as on the administration and analysis of data of questionnaires filled up by users of the Thermal Spa of Curia and of its territorial scope. This study also allowed to get a comprehensive perspective on visitors’ satisfaction regarding the thermal spa and destination under analysis. Regression analyses showed that the satisfaction with the service and facilities of the Thermal Spa of Curia influence the overall satisfaction with that Spa, with the service factor presenting a higher influence in this scope. At the level of the territory, satisfaction with touristic attractions has a higher influence on the overall satisfaction with the territory than satisfaction with support facilities. Loyalty to the Thermal Spa of Curia and surrounding territory is more influenced by overall satisfaction with the Thermal Spa, than by overall satisfaction with the territory. Knowing the target markets of the spa and of the territory of Curia allows the companies that operate there, to adapt their supply, aiming to meet the needs of their markets. It can also allow the creation of loyalty with the destination, permitting returning and recommending the thermal spa and the destination. The dissertation ends with a presentation of guidelines so that managers of thermal spas or of thermal destinations can improve their performance and, consequently, the performance of these thermal spas and of the destinations where these spas are located.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectTermalismopt_PT
dc.subjectEstância termalpt_PT
dc.subjectTerritóriopt_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.titleSatisfação dos visitantes relativamente às estâncias termais e território envolvente: caso de estudo da Curiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202231755-
dc.description.masterMestrado em Gestão e Planeamento em Turismopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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