Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25472
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBatista, João Carlos Lopespt_PT
dc.contributor.advisorMarques, Rui Pedro Figueiredopt_PT
dc.contributor.authorSantos, Helena Isabel Nunes dospt_PT
dc.date.accessioned2019-03-01T13:34:29Z-
dc.date.available2019-03-01T13:34:29Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25472-
dc.description.abstractPara conhecer melhor a relação estudante-docente no ensino superior, nomeadamente na Universidade de Aveiro, através do uso das tecnologias da comunicação, elaborou-se um estudo sujeito à seguinte questão de investigação: “Como se caracteriza o uso das tecnologias da comunicação entre estudantes e docentes no Ensino Superior?”. Para concretizar o estudo, elaborou-se um modelo de análise baseado em três dimensões essenciais: a dimensão do uso, a dimensão da expectativa e a dimensão da perceção de sobrecarga infocomunicacional. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de um inquérito por questionário online dirigido aos docentes e aos estudantes da Universidade de Aveiro, entre março e maio de 2018. Os resultados do estudo mostram que as aplicações que permitem a comunicação interpessoal como o correio eletrónico e as aplicações que permitem a colaboração, são as que os estudantes e os docentes mais usam como tecnologia da comunicação para variadas e diferentes funções e/ou objetivos de comunicação. Em termos de partilha de expectativas para as diversas aplicações, verifica-se que os dois grupos de inquiridos têm expectativas genericamente semelhantes, verificando-se apenas algumas diferenças pouco significativas. Relativamente à sobrecarga infocomunicacional tendencialmente os docentes percecionam mais sobrecarga em relação aos estudantes, tendo em conta o volume de mensagens trocadas e o esforço despendido para as processar. Os resultados dos testes de inferência estatística permitem verificar ainda que existem poucas diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos analisados, ou seja, os estudantes e os docentes da Universidade de Aveiro apresentam perfis relativamente semelhantes no que diz respeito à comunicação que realizam entre si usando tecnologias de comunicação. Sugere-se a realização de estudos mais específicos sobre cada aplicação, de forma a entender a razão da forte predominância do uso do correio eletrónico e o desinteresse por outras aplicações disponíveis na própria Universidade que, de acordo com os próprios inquiridos, são de fácil acesso e utilização.pt_PT
dc.description.abstractTo better understand the student-teacher relationship in higher education, namely at the University of Aveiro, using communication technologies, a study was prepared subject to the following research question: "How is the use of communication technologies between students and teachers in Higher Education?" To materialize the study, a model of analysis was elaborated based on three essential dimensions: the size of the use, the dimension of the expectation and the dimension of the perception of infocomunicacional overload. The data collection was carried out through the application of an online questionnaire survey for teachers and students of the University of Aveiro between March and May 2018. The results of the study show that applications that allow interpersonal communication such as electronic mail and the applications that allow collaboration, are the ones that most students and teachers use as communication technology for a variety of different functions and / or communication objectives. In terms of sharing of expectations for the various applications, it is verified that the two groups of respondents have generally similar expectations, with only a few minor differences. Regarding info communication overload, teachers tend to perceive more overload in relation to students, given the volume of messages exchanged and the effort expended to process them. The results of the statistical inference tests allow us to verify that there are few statistically significant differences between the two groups, that is, the students and the teachers of the University of Aveiro present relatively similar profiles with respect to the communication that they make with each other using technologies of communication. It is suggested to carry out more specific studies on each application, in order to understand the reason for the strong predominance of the use of electronic mail and the lack of interest in other applications available at the University itself which, according to the respondents themselves, are easily accessible and use.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologia da comunicaçãopt_PT
dc.subjectTxpectativa de usopt_PT
dc.subjectSobrecarga infocomunicacionalpt_PT
dc.subjectTnsino superiorpt_PT
dc.subjectTstudantespt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.titleO uso das tecnologias da comunicação entre estudantes e docentes no ensino superior : o caso da Universidade de Aveiropt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202240924-
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helena Isabel Nunes dos Santos.pdf8.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.