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http://hdl.handle.net/10773/25466
Title: | O contributo dos gabinetes de comunicação para a imagem organizacional dos hospitais: o caso do Centro Hospitalar do Baixo Vouga |
Author: | Marques, Paula Rosa Amaral Costa |
Advisor: | Ana Isabel Pires Beato Alves de Melo |
Keywords: | Comunicação Comunicação Organizacional Saúde Gabinete de Comunicação Público Interno Centro Hospitalar do Baixo Vouga |
Defense Date: | 14-Dec-2018 |
Abstract: | A empresarialização da Administração Pública, nomedamente no setor da saúde,
sob a égide da Nova Gestão Pública veio colocar novos desafios às instituições
públicas, no sentido de desenvolverem a sua atividade com eficiência e eficácia
orientadas para a satisfação dos cidadãos, e respondendo às exigências da
situação económica em que o país se encontra.
O presente estudo pretende perceber de que forma os novos serviços, criados à
luz desta nova filosofia, como os Gabinetes de Comunicação nas instituições do
Serviço Nacional de Saúde, neste caso concreto, o Gabinete de Comunicação do
Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. tem desenvolvido a sua atividade e
contribuído para a construção e consolidação da imagem organizacional da
organização.
Recorre-se a uma abordagem qualitativa uma vez que este tipo de investigação
permite uma compreensão mais ampla do fenómeno em estudo. Para além da
observação participante e da análise documental foram relizadas entrevistas
semiestruradas para apreender as percepções dos profisionais sobre o trabalho
desenvolvido pelo gabinete de comunicação.
No fim são apresentadas as conclusões, analisando o contributo do GC para a
imagem organizacional do CHBV e identificando as necessidades de comunicação
interna não cobertas ou que necessitem de ser melhoradas no CHBV, com o
intuito de traçar novas estratégias que contribuam para atingir as metas e objetivos
de comunicação da instituição. The corporization of the Public Sector, especially in the health sector, under the aegis of the New Public Management, presented new challenges to public institutions, in order to develop their activity with efficiency and effectiveness oriented towards citizens' satisfaction, and responding to the demands of economic difficult of Portugal. This study intends to understand how the new services, created in the light of this new philosophy, such as the Communication Offices in the institutions of the National Health Service, in this specific case, the Communication Office of Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. has developed its activity and contributed to the construction and consolidation of the organizational image of the organization. A qualitative approach is used since this type of research allows a broader understanding of the phenomenon under study. In addition to the participant observation and the documentary analysis, semi-structured interviews were carried out to capture the perceptions of the professionals about the work developed by the communication office. Finally, the conclusions are presented, analyzing the contribution of the CG to the organizational image of the CHBV and identifying the internal communication needs that are not covered or that need to be improved in the CHBV, in order to outline new strategies that contribute to achieving the goals and communication objectives of the institution. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25466 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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