Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25375
Title: Análise do ciclo de vida de pavimentos rodoviários
Author: Almeida, Inês Maria da Conceição
Advisor: Benta, Agostinho
Keywords: Avaliação do ciclo de vida de pavimentos rodoviários (LCA)
Inventário do ciclo de vida (LCI)
Avaliação de impacto (LCIA)
Categorias de impacto
Defense Date: 19-Dec-2018
Abstract: Qualquer pavimento tem encargos ambientais significativos ao longo do seu tempo de vida. Portanto, tecnologias inovadoras para melhorar a eficiência energética dos pavimentos são necessárias. A avaliação do ciclo de vida (LCA), que tem como objetivo quantificar e comparar todos os impactos ambientais do tempo de vida do produto ou processo, está a ser aceite pela indústria rodoviária para esse fim. Para os objetivos deste estudo, foi realizada uma Análise do Ciclo de Vida numa uma infraestrutura rodoviária com características representativas da generalidade dos pavimentos rodoviários flexíveis. Um modelo de avaliação do ciclo de vida é usado para quantificar os impactos ambientais para as fases de extração de materiais e produção de misturas, construção, utilização e manutenção de uma estrutura de pavimento com camadas em mistura betuminosa a quente (HMA). Cada fase do ciclo de vida do pavimento de HMA foi quantificada em oito categorias de impacto e uma comparação fornecida entre as fases para compreender a contribuição percentual para o ambiente. O resultado de cada categoria de impacto é o total de todos os dados de inventário caracterizados individualmente em cada categoria. A fim de quantificar as pegadas ambientais e orientar efetivamente os esforços de sustentabilidade, as unidades funcionais precisam ser padronizadas, os limites dos sistemas expandidos, a qualidade e a fiabilidade dos dados melhorados, e os objetivos de estudo ampliados. A identificação de pontos fracos nos campos que apoiam a Avaliação de Ciclo de Vida do pavimento origina uma estrutura de avaliação transparente e cria uma direção de pesquisa orientada para o futuro. Essas melhorias possibilitarão o detalhe da estrutura de pesquisa de LCA do pavimento de modo a conduzir com confiança os responsáveis da administração de estradas na direção certa rumo aos objetivos de sustentabilidade
Any pavement has significant environmental burdens throughout its life cycle. Therefore, innovative technologies to improve energy efficiency of pavement constructions are necessary. Life cycle assessment (LCA), which aims to quantify and collate all the environmental impacts from the life time of the product or process, is being accepted by the road industry for such purpose. For the aims of this study, a Life Cycle Analysis has been carried out on a road infrastructure with the most representative geometrical characteristics. A life cycle assessment model is used to quantify the environmental burdens for material, construction, use and maintenance phases of hot mix asphalt (HMA) pavement. Each life cycle phase of HMA pavement has been quantified on eight impact categories and a comparison provided among the phases to understand the percentage contribution to the environment. The result of each impact category is the total of all the individually characterized inventory loadings in each category. In order to quantify environmental footprints and effectively guide sustainability efforts, functional units need to be standardized, systems boundaries expanded, data quality and reliability improved, and study scopes broadened. Identifying weaknesses in the fields that support pavement LCA provides a transparent assessment framework and generates a focused research direction moving forward. These improvements will put the body of pavement LCA research in a better position to confidently lead private industry and government agencies on successful paths towards sustainability goals
URI: http://hdl.handle.net/10773/25375
Appears in Collections:DECivil - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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