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dc.contributor.advisorCoelho, Margarida Isabel Cabrita Marquespor
dc.contributor.authorFernandes, Paulo Jorge Teixeirapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:03:18Z-
dc.date.available2011-04-19T14:03:18Z-
dc.date.issued2010por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2536-
dc.descriptionMestrado em Engenharia Mecânicapor
dc.description.abstractA segurança das infra-estruturas de tráfego é geralmente medida através da contagem do número de acidentes que ocorrem e da gravidade resultante dos mesmos. No entanto, esta técnica não é aplicável em projectos que ainda não foram construídos ou implementados no local. Adicionalmente, as simples contagens de tráfego nem sempre têm em consideração parâmetros que influenciam a segurança rodoviária tais como: geometria da via, volume de tráfego e o comportamento do condutor. Torna-se então necessário aplicar uma metodologia mais prática e eficaz que tenha presente estes factores e neste campo insere-se a micro-simulação, uma área com grande potencial de desenvolvimento. A presente Dissertação propõe-se em estabelecer correlações de medidas representativas para a segurança rodoviária através da avaliação dos níveis de conflito (passagem, retaguarda, mudança de via e total) de uma rotunda da cidade de Aveiro. Para tal, foram usados o modelo de simulação VISSIM para a concepção da rede gráfica e a ferramenta SSAM a fim de identificar a frequência de conflitos e medidas representativas da segurança rodoviária. Assim, seleccionaram-se três períodos do dia, correspondentes a três volumes de tráfego distintos, e estabelecidos vários cenários que tivessem em consideração diferentes parâmetros que influenciam a segurança rodoviária: velocidade máxima de 50 km.h-1 e 40 km.h-1, condução mais agressiva e, ainda, a introdução de peões. Foi ainda avaliada a implementação de um projecto alternativo para o mesmo local e comparados os seus resultados através da realização de testes estatísticos. Foram igualmente validados os dados relativos aos conflitos obtidos em ambos os projectos, com os acidentes baseados em modelos de previsão. Os resultados obtidos demonstraram que não se verificaram diferenças significativas no número de conflitos entre ambos os projectos na generalidade dos cenários analisados, excepto para um volume de tráfego médio, na qual se verificou uma redução dos conflitos no projecto alternativo em 22% e 24% para a velocidade máxima de 50 km.h-1 e uma condução mais agressiva do condutor, respectivamente. No que concerne às medidas representativas, verificaram-se conflitos mais graves na rotunda do estudo de caso, nomeadamente nos volumes de tráfego médios e elevados, cujas diferenças atingiram os 39% para velocidades de circulação mais baixas. O nível de acordo entre os conflitos e a frequência de acidentes foi bom para os conflitos de mudança de via, tendo sido obtidas correlações de 0,91 em todos os cenários analisados.por
dc.description.abstractTraffic facilities safety is often measured by counting the number of accidents and the severity levels resulting from them. However, this technique is not applicable to projects that are not yet built or implemented on the site. In addition, the simple traffic counts do not always consider parameters that affect traffic safety, such as geometry, traffic volume and driver behavior. Thus, it is necessary to apply a more practical and effective methodology that incorporates these factors and in this fields it is possible to insert the microsimulation. This Thesis has as main objective to establish correlations of representative measures for the traffic safety through the evaluation of a roundabouts safety in the city of Aveiro. For this purpose, the VISSIM simulation model for network design and SSAM tool to identify the conflicts frequencies (crossing, rear-end, lane change and total) and representative measures of traffic safety were used. Thus, three periods of the day were selected, related to three different traffic volumes and several scenarios were established, in order to consider different parameters that affect the traffic safety. The analyzed scenarios were: a speed limit of 50 km.h-1 and 40 km.h-1, a more aggressive driving and also the presence of pedestrians. The implementation of an alternative project for the same site was also evaluated and the results were compared through statistic tests. The data related to the conflicts obtained in both projects were validated with the accidents based in crashes prediction models. The obtained results demonstrated that there were no significant differences in the number of conflicts between both projects, except for a medium traffic volume, in which there was a reduction of conflicts in the alternative project by 22% and 24% for the maximum speed of 50 km.h-1 and a more aggressive driving, respectively. Regarding the representative measures, there were more serious conflicts in the roundabout of the case study, mainly for the medium and high traffic volumes, whose differences reached 39% for lower traffic speeds. The level of agreement between the conflict and crashes frequencies was good; correlations of 0.91 in all scenarios have been obtained for the lane change conflicts.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000236645por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia mecânicapor
dc.subjectTráfego rodoviáriopor
dc.subjectSegurança rodoviáriapor
dc.subjectAcidentes rodoviáriospor
dc.subjectSimulação numéricapor
dc.titleCorrelação de variáveis representativas de segurança rodoviáriapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEM - Dissertações de mestrado

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