Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/25294
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dc.contributor.advisorSilva, Telmo Eduardo Miranda Castelão dapt_PT
dc.contributor.authorOliveira, Joana Margarida Borges dept_PT
dc.date.accessioned2019-02-12T15:41:42Z-
dc.date.available2019-02-12T15:41:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/25294-
dc.description.abstractA programação criada por instituições culturais na sua generalidade é apenas definida pelas próprias. No entanto, quem saberá melhor que programação pretende ver do que a própria audiência? Neste contexto, o presente trabalho pretendeu potenciar a possibilidade de o utilizador participar na criação da programação. Assim, teve como principal objetivo o desenvolvimento do conceito e protótipo de uma aplicação para dispositivos móveis como forma de envolvimento da audiência de instituições culturais, através da colaboração e participação na programação. O GrETUA foi convidado a participar neste trabalho como exemplo concreto de instituição cultural. Desta forma, foi possível que a criação do protótipo fosse baseada num caso real. Assim, foi desenvolvido um protótipo digital através da seguinte sequência de trabalho: delineamento de funcionalidades, desenho de wireframes, design de interfaces e criação de protótipo digital. Foi ainda desenvolvida uma peça de conteúdo audiovisual como exemplo de mais uma possível forma de colaboração entre a instituição e a audiência. Durante a etapa final desta investigação, foi realizado um teste de usabilidade e experiência de utilização a um grupo de cinco participantes representativos do público-alvo esperado para a aplicação, com o objetivo de validar o conceito da aplicação móvel e avaliar a usabilidade e experiência de utilização.pt_PT
dc.description.abstractThe cultural institutions’ program is often defined exclusively by themselves. However, who would know better than the audience itself which events are wanted to be seen? For that reason, the following work has as main characteristic enabling the user to give program suggestions. The following dissertation had as the main goal the conceptualization and prototype development of a mobile application as a new way of audience engagement in cultural institutions, through collaboration and participation in program planning. GrETUA was invited to participate in this work as a cultural institution example. This allowed to develop the application as a real case. Therefore, a digital prototype was developed through the following work sequence: define functionalities, design wireframes, design interfaces and digital prototype creation. In addition, it was also developed a piece of audiovisual content as an example of another way of collaboration between the institution and the audience. During the final stage of this investigation, usability and user experience tests were made to a five people group that represents the expected end user of this application. The aim was to validate the mobile application’s concept and evaluate the usability and user experience.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnvolvimento da audiênciapt_PT
dc.subjectAplicações móveispt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectCultura participativapt_PT
dc.subjectInovação artísticapt_PT
dc.subjectUsabilidadept_PT
dc.subjectConteúdo audiovisualpt_PT
dc.titleAplicações móveis e o envolvimento da audiência : o caso de estudo GRETUApt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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