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http://hdl.handle.net/10773/25294
Título: | Aplicações móveis e o envolvimento da audiência: o caso de estudo GRETUA |
Autor: | Oliveira, Joana Margarida Borges de |
Orientador: | Silva, Telmo Eduardo Miranda Castelão da |
Palavras-chave: | Envolvimento da audiência Aplicações móveis Colaboração Cultura participativa Inovação artística Usabilidade Conteúdo audiovisual |
Data de Defesa: | 2018 |
Resumo: | A programação criada por instituições culturais na sua generalidade é apenas
definida pelas próprias. No entanto, quem saberá melhor que programação
pretende ver do que a própria audiência? Neste contexto, o presente trabalho
pretendeu potenciar a possibilidade de o utilizador participar na criação da
programação.
Assim, teve como principal objetivo o desenvolvimento do conceito e protótipo
de uma aplicação para dispositivos móveis como forma de envolvimento da
audiência de instituições culturais, através da colaboração e participação na
programação.
O GrETUA foi convidado a participar neste trabalho como exemplo concreto de
instituição cultural. Desta forma, foi possível que a criação do protótipo fosse
baseada num caso real. Assim, foi desenvolvido um protótipo digital através da
seguinte sequência de trabalho: delineamento de funcionalidades, desenho de
wireframes, design de interfaces e criação de protótipo digital.
Foi ainda desenvolvida uma peça de conteúdo audiovisual como exemplo de
mais uma possível forma de colaboração entre a instituição e a audiência.
Durante a etapa final desta investigação, foi realizado um teste de usabilidade e
experiência de utilização a um grupo de cinco participantes representativos do
público-alvo esperado para a aplicação, com o objetivo de validar o conceito da
aplicação móvel e avaliar a usabilidade e experiência de utilização. The cultural institutions’ program is often defined exclusively by themselves. However, who would know better than the audience itself which events are wanted to be seen? For that reason, the following work has as main characteristic enabling the user to give program suggestions. The following dissertation had as the main goal the conceptualization and prototype development of a mobile application as a new way of audience engagement in cultural institutions, through collaboration and participation in program planning. GrETUA was invited to participate in this work as a cultural institution example. This allowed to develop the application as a real case. Therefore, a digital prototype was developed through the following work sequence: define functionalities, design wireframes, design interfaces and digital prototype creation. In addition, it was also developed a piece of audiovisual content as an example of another way of collaboration between the institution and the audience. During the final stage of this investigation, usability and user experience tests were made to a five people group that represents the expected end user of this application. The aim was to validate the mobile application’s concept and evaluate the usability and user experience. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/25294 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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